00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Avelar Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6406726727504585pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Douglas Leoni Rodrigues Melo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9099513651518567pt_BR
dc.creatorAmorim, Herigleydson Thomás da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2603130190897458pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-13T17:38:38Z-
dc.date.available2025-04-13-
dc.date.available2025-04-13T17:38:38Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.citationAMORIM, Herigleydson Thomás da Silva. A valorização da diversidade cultural e étnica na construção do conhecimento geográfico: a importância das leis 10.639/03 e 11.645/08 no ensino fundamental II. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15999-
dc.description.abstractThe research seeks to analyze the importance of including the themes of laws 10.639/03 and 11.645/08 in Elementary School Geography classes, aiming to promote a more inclusive education and awareness of ethnic-racial diversity in Brazil. The laws determine the inclusion of Afro-Brazilian, African, and indigenous history and culture in school curricula, seeking to combat structural racism and promote the appreciation of the contributions of these groups to the formation of Brazilian society. Geography, as a discipline that studies geographic space and its social relations, plays a fundamental role in this context, allowing students to understand the interaction between the physical, human and cultural aspects of the environment in which they live. The research aims to analyze the importance of dealing with the laws in Geography classes, identifying specific contents, pedagogical strategies and challenges for their implementation, contributing to a reflection on educational practice and the promotion of racial equity in school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental - 5a a 8apt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDesigualdades sociaispt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectElementary School - 5th to 8th gradept_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSocial inequalitiespt_BR
dc.subjectCultural diversitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA valorização da diversidade cultural e étnica na construção do conhecimento geográfico: a importância das leis 10.639/03 e 11.645/08 no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa busca analisar a importância de incluir os temas das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental II, visando promover uma educação mais inclusiva e consciente da diversidade étnico-racial do Brasil. As leis determinam a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nos currículos escolares, buscando combater o racismo estrutural e promover a valorização das contribuições desses grupos para a formação da sociedade brasileira. A Geografia, como disciplina que estuda o espaço geográfico e suas relações sociais, tem um papel fundamental nesse contexto, permitindo aos alunos compreenderem a interação entre os aspectos físicos, humanos e culturais do ambiente em que vivem. A pesquisa visa analisar a importância de tratar sobre as leis nas aulas de Geografia, identificando conteúdos específicos, estratégias pedagógicas e desafios para sua implementação, contribuindo para uma reflexão sobre a prática educacional e a promoção da equidade racial na escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.