00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Natália de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390839043168084pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Enaiane Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055779255074058pt_BR
dc.contributor.referee2Manfroi, Miraíra Noal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595217353463432pt_BR
dc.creatorSilva, Maiara Rodrigues da-
dc.date.accessioned2025-04-13T17:29:46Z-
dc.date.available2025-04-13-
dc.date.available2025-04-13T17:29:46Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationSILVA, Maiara Rodrigues da. O ensino da dança na educação física escolar no ensino médio e as relações de gênero: caminhos para uma prática inclusiva. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15996-
dc.description.abstractDance is understood as a social, cultural and historical phenomenon that has undergone various transformations and meanings over the years. In the school context, it is part of the body culture of movement in physical education and is included in the National Common Curricular Base (BNCC). However, this subject is still sensitive because there is a lot of prejudice and stereotyping towards those who do or teach dance. In this way, this work aims to reflect on how the BNCC document for secondary education makes it possible to discuss gender relations and to present an experience report from the supervised internship, pointing out the discussions and pedagogical paths for teaching dance and gender at school. The methodology used was a documentary analysis of the BNCC for secondary education, identifying the possibilities for approaching discussions on gender relations. This analysis was based on a critical social and multiculturalist perspective. The analysis focused on aspects relating to physical education and centered around the following problem: the relationship between competences and skills and the theme of gender relations and identity issues. This was followed by an experience report carried out during a supervised internship in secondary school physical education, which sought to discuss how dance and gender relations were related in this context and, finally, a pedagogical proposal for teaching dance and gender. It was observed that the BNCC document for secondary education makes generic notes on the subject of gender, as well as the only skill related to Physical Education. In the experience report, it was observed that dance is still unsystematized content and reduced to festive moments at school. Boys are ashamed or refuse to do rhythmic activities and dance, and the selection of songs listened to and danced to by students during break times reinforces prejudices and stereotypes. In the end, pedagogical practices were proposed with the aim of getting students to reflect on dance and gender relations in different contexts. Thus, dance is an important part of culture, but it is still little dealt with in the school context, as well as suffering from gender prejudice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectRelação de gêneropt_BR
dc.subjectDidática de ensinopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectTeaching didacticspt_BR
dc.subjectPrejudicept_BR
dc.subjectStereotypespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleO ensino da dança na educação física escolar no ensino médio e as relações de gênero: caminhos para uma prática inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA dança é entendida como um fenômeno social, cultural e histórico que passou por diversas transformações e significações ao longo dos anos. No contexto escolar, ela é conteúdo da cultura corporal do movimento da educação física e está presente dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entretanto, tal temática ainda é sensível pois há muito preconceito e estereótipo com relação a quem faz ou dá aulas de dança. Desta maneira, o esse trabalho tem como objetivos refletir como o documento da BNCC do ensino médio possibilita discutir as relações de gênero e apresentar um relato de experiência do estágio supervisionado apontando as discussões e caminhos pedagógicos para o ensino da dança e gênero na escola. Como metodologia, foi a realizada uma análise documental da BNCC do Ensino Médio identificando as possibilidades de abordagem das discussões de relação de gênero. Para isso, essa análise foi referenciada em uma perspectiva social e multiculturalista crítica. A análise deteve-se aos aspectos relativos à educação física e se centrou em torno da seguinte problemática: a relação das competências e habilidades com o tema das relações de gênero e questões identitárias. Na sequência foi apresentado um relato de experiência realizado durante estágio supervisionado em educação física no ensino médio que buscou discutir como a dança e as relações de gênero eram relacionadas neste contexto e, por fim, uma proposta pedagógica de ensino de dança e gênero. Observou-se que o documento da BNCC do ensino médio faz apontamentos genéricos com relação a temática de gênero, bem como, a única habilidade relacionada à Educação Física. No relato de experiência observou-se que a dança ainda é um conteúdo não sistematizado e reduzido à momentos festivos na escola. Há uma postura de vergonha ou recusa dos meninos em se fazer atividades rítmicas e dança, bem como, a seleção de músicas ouvidas e dançadas pelos alunos em momentos de intervalo reforçam preconceitos e estereótipos. Ao final, foi proposto práticas pedagógicas com o intuito de fazerem os alunos refletirem a dança e relações de gênero em diferentes contextos. Assim, a dança é um conteúdo importante da cultura, mas ainda pouco trabalhada no contexto escolar além de sofrer o preconceito de gênero.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da dança na educação física escolar no ensino médio e as relações de gênero_caminhos para uma prática inclusiva.pdfO ensino da dança na educação física escolar no ensino médio e as relações de gênero: caminhos para uma prática inclusiva630.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.