00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: Análise do saber e fazer da enfermeira na atenção primária à saúde em município do nordeste brasileiro
Autor(es): Silva, Ednalva Maria de Araújo
Primeiro Orientador: Santos, Regina Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Bandini, Heloisa Helena Motta
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Karinne Nascimento de Araujo
metadata.dc.contributor.referee4: Almeida, Lenira Maria Wanderley Santos de
Resumo: Trata-se de estudo quantitativo que tem como objeto a análise do saber e o fazer da enfermeira na Atenção Primária em Saúde, no qual parte significativa das atividades é desenvolvida pelas trabalhadoras de enfermagem, cujo fazer é regulado pela Lei n.º 7498/1986. Objetivo Geral: analisar o saber declarado pelas enfermeiras e o trabalho que desenvolvem (fazer) na Atenção Primária em Saúde no que diz respeito ao cumprimento da Política Nacional de Atenção Básica de competência da enfermeira e estabelecida na Legislação do Exercício Profissional da Enfermagem no Brasil. Metodologia: a amostra foi aleatória, composta por 148 enfermeiras que atuam na atenção primária na Capital de um Estado do Nordeste. Os critérios de inclusão e exclusão respeitou a autonomia das participantes em aderir ou não à pesquisa. Foi aplicado um questionário do tipo Likert ajustado para este estudo, respeitando os princípios éticos. A coleta de dados, abordou o perfil demográficos e características do trabalho, conhecimentos, habilidades e atitudes, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, Parecer n.º 6.457.575. Resultados: A mediana referente ao tempo de foi de 17,5 anos; 58,79% das enfermeiras são concursadas e 40,54% contratadas; 84,06% possuem especialização. O instrumento foi eficaz, revelando que as enfermeiras possuem um conhecimento que reflete diretamente em suas práticas, conforme as diretrizes do SUS e a Lei do Exercício Profissional. Na Gestão do Cuidado, que engloba diversos aspectos importantes, como o enfoque no cuidado, avaliação, diagnóstico, e prestação do cuidado, foi identificado uma pontuação positiva de 4,09, sugerindo que as enfermeiras têm um entendimento sólido das práticas de gestão do cuidado e estão aptas para avaliar, diagnosticar e prestar cuidados de forma eficaz na APS. Quanto ao uso de sistemas tecnológicos para levantamento de dados sobre variáveis relativas à avaliação do cliente, com a menor pontuação, quando somado a nunca, rara e ocasionalmente executam, atingiu um percentual de 46%. Conclusão: A pesquisa conclui que a aplicação do conhecimento das enfermeiras está alinhada com as práticas recomendadas, sublinhando a importância da formação contínua para manter a qualidade do atendimento na Atenção Primária em Saúde e garantir a aderência às normas regulamentares.
Abstract: This is a quantitative study whose object is to analyze the knowledge and work of nurses in Primary Health Care, considered to be the first level of care for communities according to what is established by the Unified Health System, where a significant part of the activities are carried out by nursing professionals who, in turn, have their work regulated by Law 7498/1986. The general objective is to analyze the knowledge declared by nurses and the work they do in PHC with regard to compliance with the National Primary Care Policy for nurses and the Legislation on the Professional Practice of Nursing in Brazil. The specific objectives are to identify the activities carried out by nurses in the context of their work processes in primary health care in compliance with the National Primary Care Policy for nurses and the Law on Professional Practice and to verify the correlation between knowledge and practice in compliance with the National Primary Care Policy for nurses and the Law on Professional Practice in Nursing. Methodology: this was a cross-sectional quantitative study whose population consisted of 217 nurses working in primary care in the capital of a northeastern state. Applying the inclusion and exclusion criteria and respecting people's autonomy to participate or not, the random sample consisted of 148 nurses (80% of the total.) A Likert-type questionnaire adapted for this study was applied, respecting ethical principles. The research was approved by the Ethics Committee for Research with Human Beings, according to Opinion No.: 6.457.575 The results showed that the instrument was suitable for the objectives of the study, that the knowledge declared by the nurses is capable of supporting their work; that the nurses carry out Primary Health Care actions as determined by the SUS and that they are supported by the Professional Practice Law. The data also showed the development of competencies relating to knowledge, skills and attitude, and showed that there is a strong correlation between the knowledge and practice of nurses in Primary Health Care.
Palavras-chave: Enfermagem
Liderança
Atenção primária à saúde - Brasil, Nordeste
Processo de trabalho
Nursing
Leadership
Primary health care
Work process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: SILVA, Ednalva Maria de Araújo. Análise do saber e fazer da enfermeira na atenção primária à saúde em município do nordeste brasileiro. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15990
Data do documento: 20-jun-2024
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