00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA QUÍMICA - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15953
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Jorge José de Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8076393341799054pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Livia Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7861549425044906pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Albanise Enide da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2055085140134420pt_BR
dc.creatorDias, Thiago Rafael Amorim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2598145540089963pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-08T17:10:22Z-
dc.date.available2025-04-08-
dc.date.available2025-04-08T17:10:22Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.citationDIAS, Thiago Rafael Amorim. Uso de aditivo para purga de enxofre em fornos de clínquer utilizando coque como combustível principal: um estudo de caso. 2025. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15953-
dc.description.abstractThe petroleum coke, nowadays, is the most used fuel in the cement industry. It is a sub-product of the oil refining, which has a high calorific energy, low cost and its sulfur concentration is given as a function of the kind of petroleum from which the coke is derived from, and can be classified as low sulfur compound or high sulfur compound. The high coke sulfur usually has its usage restrict in all kind of processes, being a low cost alternative to the cement industry rather then other energy sources. Nevertheless the optimization of the clinkerization process is always tried in order to allow a higher sulfur input, maximizing the usage of cheaper fuel richer in sulfur, minimizing the impacts in the quality of the emissions to the environment.The objective of this work is maximize the substitution of the lower sulfur coke for the high sulfur coke using an additive in the fuel of clinker oven, aiming to allow the elimination of sulfur from the clinker incorporated system, by adding the additive in the main fuel(coke), making three scenarios, starting with the baseline and other two tests adding high sulfur fuel gradually until the complete substitution. The usage if the additive in the process fulfilled the initial goal of allowing 100% of the usage from high sulfur coke, where it was possible to see on the process parameters an improvement indicated by the depression on the oven entering working with lower values implying in a circuit with less incrustations, corroborated by the physical observations of the collage on the smoke box, following the scanner of the oven shell and its was confirmed by the higher oxygen levels. Also it was possible to observe that the levels of production where maintained and there was not any significant increase on the SOx emission, keeping its values bellow the limit for the factory work. It was possible to obtain a 18,31% economy on the fuel costs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Química- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoquept_BR
dc.subjectEnxofrept_BR
dc.subjectFornos de clínquerpt_BR
dc.subjectCombustíveis - Aditivospt_BR
dc.subjectÓxido de enxofre - Emissãopt_BR
dc.subjectCokept_BR
dc.subjectSulfurpt_BR
dc.subjectClinker kilnspt_BR
dc.subjectFuels - Additivespt_BR
dc.subjectSulfur oxide - Emissionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.titleUso de aditivo para purga de enxofre em fornos de clínquer utilizando coque como combustível principal: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeUse of sulfur purge additive in clinker kiln using coke as main fuel: a case studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO coque de petróleo é o combustível mais utilizado atualmente na indústria cimenteira. É um subproduto do processo do refinamento de derivados de petróleo, o qual tem alto poder calorífico, baixo custo e um conteúdo de enxofre que é dado em função do tipo de petróleo do qual o coque se origina, podendo ser caracterizado como de baixo teor de enxofre ou de alto teor de enxofre. O coque com alto teor de enxofre, normalmente apresenta restrição ao uso em diversos outros tipos de processos, sendo uma alternativa de custo mais baixo para a indústria do cimento do que outras fontes energéticas. Sendo assim, a otimização do processo de clinquerização é sempre tentada para permitir um maior aporte de enxofre, maximizando a utilização de combustíveis mais baratos ricos em enxofre, minimizando os impactos na qualidade e nas emissões ambientais. O objetivo do presente trabalho é maximizar a substituição de coque de baixo teor de enxofre por coque de alto teor de enxofre, por meio da utilização de um aditivo nos combustíveis em fornos de clínquer, sem prejuízos ao processo. E para avaliar o aditivo foi realizada a avaliação do desempenho do forno, visando permitir que o enxofre seja eliminado do sistema incorporado ao clínquer, com a adição do aditivo no combustível principal (coque), sendo realizados três cenários, iniciando com a baseline e outros dois testes adicionando combustível de alto enxofre de maneira gradativa até a substituição total. A utilização do aditivo no processo cumpriu seu objetivo inicial de permitir a utilização de 100% de coque de alto enxofre, onde foi possível constatar nos parâmetros de processos melhorias indicadas pela depressão da entrada do forno que trabalhou com valores menores indicando um circuito com menos incrustações, corroborado pelas observações físicas das colagens na caixa de fumaça, no acompanhamento pelo scanner do casco do forno e confirmado pelos níveis de oxigênio maiores. Também foi possível observar que os níveis de produção foram mantidos e não houve aumentos significativos nas emissões de SOx, mantendo os valores bem abaixo do limite para a situação da fábrica. Foi possível obter uma economia de 18,31% nos custos dos combustíveis.pt_BR
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