00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAMED Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MEDICINA - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15946
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sangramento uterino anormal de causa orgânica
Autor(es): Umbelino, Diogo Matheus Silva
Primeiro Orientador: Pereira, Gerson Odilon
Resumo: O sangramento uterino anormal (SUA) é conceituado como o sangramento advindo do corpo uterino, que varia da normalidade em sua regularidade, frequência, volume ou duração, estando presente em mulheres não grávidas. O SUA é uma condição comum que pode afetar até 40% das mulheres no mundo. Estima-se que, entre as mulheres com SUA agudo que procuram atendimento, 49,2% apresentam uma condição médica que justifica o sangramento e 53% delas já apresen taram um quadro prévio de SUA que exigiu tratamento. Ademais, 35% manifestaram anemia no momento do atendimento, sendo que 13,7% apresentaram índices de hemoglobina menores do que 10g/dL. Além de ser um problema de saúde pública com elevados custos diretos e indiretos para o sistema, o SUA provoca prejuízos significativos na qualidade de vida das mulheres, de modo a afetar seus relacionamentos interpessoais e seu desempenho nas atividades diárias.
Abstract: não tem
Palavras-chave: Sangramento uterino
Medicina
Endométrio
Uterine bleeding
Medicine
Endometrium
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Medicina - Bacharelado
Citação: UMBELINO, Diogo Matheus Silva. Sangramento uterino anormal de causa orgânica. 2025. 381 - 384 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió. 2023. Trabalho publicado como capítulo 75 do livro: Urgências e emergências médicas. São Paulo, Sarvier. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15946
Data do documento: 18-jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MEDICINA - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sangramento Uterino Anormal de Causa Orgânica.pdf3.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.