00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Daniele Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2015987707013099pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee2Justino, Gilberto Costa-
dc.creatorSilva, Adriana de Almeida Pena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2810589462790092pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-06T15:30:20Z-
dc.date.available2025-04-06-
dc.date.available2025-04-06T15:30:20Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana de Almeida Pena. Diabetes tipo 2: uma proposta de ensino por investigação na educação de jovens e adultos. 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional -PROFBIO), Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15929-
dc.description.abstractGiven the increase in cases of type 2 diabetes among young people and adults, studying diabetes mellitus in schools is essential to promote self-care and disease prevention. Promoting a healthier lifestyle, combined with changes in eating habits and physical activity, contributes to reducing the number of cases and improving the quality of life of those with the disorder. This work aimed to investigate how inquiry-based teaching can contribute to the learning of Youth and Adult Education students in understanding and preventing type 2 diabetes mellitus. A descriptive research methodology with a mixed methods approach was adopted, involving students from formative period II of Youth and Adult Education, aged between 18 and 60 years old, at a state school in Bahia. To collect qualitative data, records in the training journal and materials produced by students were used. In collecting quantitative data, a structured questionnaire was applied. The qualitative data analysis was organized into two categories: inquiry-based teaching didactic strategy and results of the didactic approach. Quantitative analysis was carried out through descriptive analysis of the initial and learning questionnaires. The results obtained showed that students had conceptions and experiences about type 2 diabetes, and that the Investigative Teaching Sequence stimulated discussions in the classroom, bringing students closer to scientific culture and enabling the production of fanzines and dialogue with the school community on the topic. Furthermore, it was evident that the use of investigative activities helped in understanding the disease and in students learning, placing them as protagonists in the teaching and learning process. Finally, it was found that Teaching by Inquiry is an appropriate didactic approach to encourage the protagonism of Youth and Adult Education students, promoting their active participation in the teaching and learning process through reading, writing, construction of arguments, interpretation, production and understanding of the world.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiabetes tipo 2pt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectType 2 diabetespt_BR
dc.subjectInquiry-based teachingpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleDiabetes tipo 2: uma proposta de ensino por investigação na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoDiante do aumento de casos de diabetes tipo 2 entre jovens e adultos, o estudo sobre diabetes mellitus nas escolas é essencial para promover o autocuidado e a prevenção da doença. A promoção de um estilo de vida mais saudável, aliada a mudanças nos hábitos alimentares e à prática de atividades físicas, contribui para a redução do número de casos e melhora a qualidade de vida dos portadores do distúrbio. Este trabalho teve como objetivo investigar como o Ensino por Investigação pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos na compreensão e prevenção do diabetes mellitus tipo 2. Adotou-se como metodologia uma pesquisa descritiva com abordagem de métodos mistos, envolvendo estudantes do tempo formativo II da Educação de Jovens e Adultos, com idades entre 18 e 60 anos, de uma escola estadual na Bahia. Para a coleta de dados qualitativos, foram utilizados registros no diário de formação e materiais produzidos pelos estudantes. Na coleta de dados quantitativos, aplicou-se um questionário estruturado. A análise qualitativa dos dados foi organizada em duas categorias: estratégia didática do Ensino por Investigação e resultados da abordagem didática. A análise quantitativa foi realizada por meio da análise descritiva dos questionários inicial e de aprendizagem. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes possuíam concepções e vivências sobre o diabetes tipo 2, e que a Sequência de Ensino Investigativo estimulou discussões em sala de aula, aproximando os estudantes da cultura científica e possibilitando a produção de fanzines e o diálogo com a comunidade escolar sobre o tema. Além disso, evidenciou-se que a utilização de atividades investigativas auxiliou na compreensão da doença e na aprendizagem dos estudantes, colocando-os como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Constatou-se, por fim, que o Ensino por Investigação é uma abordagem didática adequada para estimular o protagonismo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, promovendo sua participação ativa no processo de ensino e aprendizagem por meio da leitura, escrita, construção de argumentos, nterpretação, produção e compreensão do mundo.pt_BR
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