00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Anderson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2303097060072830pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Michelle Reis de-
dc.contributor.referee2Bezerra, Antonio Alves-
dc.contributor.referee3Cardoso, Lucileide Costa-
dc.creatorSantos Júnior, José Cláudio Lopes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415052969092279pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-06T15:22:19Z-
dc.date.available2025-04-06-
dc.date.available2025-04-06T15:22:19Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, José Cláudio Lopes dos. Antes do planalto: a fabricação de Collor e o crepúsculo de Fernando nos periódicos Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas (1979-1989). 2025. 208 f. Dissertação (Mestrado em História.) – Programa de Pós - Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15924-
dc.description.abstractFernando Collor de Mello, before being a candidate for president of the republic in 1989, took this first steps in the field of party politics in 1979 in the city hall of Maceió, then as a federal deputy, and making a large investment in the elections for governor of Alagoas, in 1986. All this projection was narrated, reported and promoted on a large scale in the newspaper Gazeta de Alagoas. This newspaper, belonging to the Arnon de Melo Organizations, was the stage and script for Collor's self-promotion, with the intention of making him the protagonist for his family and for Alagoas. During his governorship, he built the image of a moralizer of public administration through partnerships with the national media, with the intention of being a candidate for president of Brazil. In 1989, Brasil was promoting the first direct election after the civil-military dictatorship and, in that context, the candidacy of Fernando Collor de Mello, governor of Alagoas, emerged. The problematizations and analyses of Fernando Collor presented here are based on bibliographical sources, memoirs, as well as the periodicals Jornal de Alagoas and Gazeta de Alagoas. The problem is to understand how the journalistic texts published in the periodicals acted in the development of different narratives, whether presenting Fernando Collor's governments and his political figure as victorious, or as a moderate character with a strong influence on the state scene. The main question is: how did the political rise of the "Phenomenon" Collor take place in Alagoas in the period 1979-1989? In other words, before he became president.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectFernando Collorpt_BR
dc.subjectHistória Políticapt_BR
dc.subjectJornaispt_BR
dc.subjectElectionspt_BR
dc.subjectFernando Collorpt_BR
dc.subjectPolitical Historypt_BR
dc.subjectNewspaperspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleAntes do planalto: a fabricação de Collor e o crepúsculo de Fernando nos periódicos Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas (1979-1989)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoFernando Collor de Mello, antes de ser candidato a presidente da república em 1989, deu seus primeiros passos no campo da política partidária a partir de 1979 na prefeitura de Maceió, seguindo depois como deputado federal e fazendo um grande investimento nas eleições para governador de Alagoas em 1986. Toda essa projeção foi narrada, noticiada e promovida em grande escala no jornal Gazeta de Alagoas. Esse veículo, pertencente às Organizações Arnon de Melo, foi palco e roteiro para a autopromoção de Collor na intenção de ser o protagonista da família e de Alagoas. Na gestão de governador, construiu a imagem de moralizador da gestão pública a partir de parcerias com a mídia nacional, na intenção de ser candidato a presidente do Brasil. O país em 1989 estava promovendo a primeira eleição direta pós-ditadura civil-militar, e naquele contexto emerge a candidatura de Fernando Collor de Mello, governador de Alagoas. As problematizações e análises sobre Fernando Collor aqui apresentadas têm como base fontes bibliográficas, livros de memórias e também os periódicos Jornal de Alagoas e Gazeta de Alagoas. A problemática é compreender como os textos jornalísticos veiculados nos periódicos atuaram no desenvolvimento de distintas narrativas, seja apresentando os governos de Fernando Collor e a sua figura política como vitoriosa, seja como personagem moderado e de forte influência no cenário estadual. A questão principal é: como se deu a ascensão política do “fenômeno” Collor em Alagoas no período 1979-1989? Ou seja, antes de sua chegada à presidência.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.