Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15899
Tipo: | Especialização |
Título: | O bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca |
Título(s) alternativo(s): | The homophobic bullying from the perception of teachers of EJA in two Arapiraca’s schools |
Autor(es): | Silva, César Pereira da |
Primeiro Orientador: | Barretto, Elvira Simões |
Resumo: | A identificação da percepção de professores/as sobre o bullying homofóbico auxilia na elaboração de estratégias eficazes de implantação da Educação Sexual. Assim, o presente trabalho objetivou pesquisar a percepção que @s discentes da EJA de duas instituições de ensino público municipal de Arapiraca tem sobre o bullying homofóbico, partindo de uma ferramenta básica, a entrevista. Foram realizadas palestras para apresentação da proposta do estudo aos gestores e professores de cada estabelecimento, seguido da aplicação de um questionário semiestruturado em cada uma delas, para verificar a percepção que eles/as possuem sobre o referido tema. Observou-se que todos/as os/as professores/as das duas escolas, afirmaram que se engajariam caso a sua escola resolvesse implantar projetos sobre identidade de gênero, orientação sexual e combate ao bullying homofóbico no ambiente escolar. Baseado nessa disponibilidade é importante que as escolas estudem possibilidades de realizar atividades continuas de educação sexual aproveitando o engajamento de toda a comunidade escolar, salientando que não basta apenas uma prática educativa em sala de aula, é preciso ações que promovam mudanças na sociedade no que se refere à desconstrução dos rígidos padrões de identidade, gênero e sexualidade. |
Abstract: | The identification of the teacher´s perception about homophobic bullying assists in developing effective strategies for implementation of Sexual Education. The present study aimed to investigate the perception thats students of EJA two municipal public education institutions have Arapiraca on homophobic bullying, starting from a basic tool, the interview. lectures were held for bid submission of study for managers and teachers from each school, followed by applying a semi-structured questionnaire in each of them, to verify the perception that el @ s have on the said topic. It was observed that alls teacher @ s of the two schools, said they would engage if your school decided to implement gender identity on projects, sexual orientation and combating homophobic bullying in the school environment, based on that availability is important that the study schools possibilities for ongoing activities of sex education enjoying the engagement of the whole school community, noting that not only educate in the classroom, we need actions that promote changes in society as regards the deconstruction of rigid standards of identity, gender and sexuality. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos - Arapiraca (AL) Professores - Percepção Assédios nas escolas Homofobia Homofobia nas escolas Bullying Identidade de gênero Youth and adult education - Arapiraca (AL) Teachers - Perception Harassment in schools Homophobia Homophobia in schools Gender identity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde |
Citação: | SILVA, César Pereira da. O bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15899 |
Data do documento: | 10-dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O bullying homofóbico a partir da percepção dosas professoresas da EJA de duas escolas de Arapiraca.pdf | 479.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.