00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CIED - COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CIED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15899
Tipo: Especialização
Título: O bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca
Título(s) alternativo(s): The homophobic bullying from the perception of teachers of EJA in two Arapiraca’s schools
Autor(es): Silva, César Pereira da
Primeiro Orientador: Barretto, Elvira Simões
Resumo: A identificação da percepção de professores/as sobre o bullying homofóbico auxilia na elaboração de estratégias eficazes de implantação da Educação Sexual. Assim, o presente trabalho objetivou pesquisar a percepção que @s discentes da EJA de duas instituições de ensino público municipal de Arapiraca tem sobre o bullying homofóbico, partindo de uma ferramenta básica, a entrevista. Foram realizadas palestras para apresentação da proposta do estudo aos gestores e professores de cada estabelecimento, seguido da aplicação de um questionário semiestruturado em cada uma delas, para verificar a percepção que eles/as possuem sobre o referido tema. Observou-se que todos/as os/as professores/as das duas escolas, afirmaram que se engajariam caso a sua escola resolvesse implantar projetos sobre identidade de gênero, orientação sexual e combate ao bullying homofóbico no ambiente escolar. Baseado nessa disponibilidade é importante que as escolas estudem possibilidades de realizar atividades continuas de educação sexual aproveitando o engajamento de toda a comunidade escolar, salientando que não basta apenas uma prática educativa em sala de aula, é preciso ações que promovam mudanças na sociedade no que se refere à desconstrução dos rígidos padrões de identidade, gênero e sexualidade.
Abstract: The identification of the teacher´s perception about homophobic bullying assists in developing effective strategies for implementation of Sexual Education. The present study aimed to investigate the perception thats students of EJA two municipal public education institutions have Arapiraca on homophobic bullying, starting from a basic tool, the interview. lectures were held for bid submission of study for managers and teachers from each school, followed by applying a semi-structured questionnaire in each of them, to verify the perception that el @ s have on the said topic. It was observed that alls teacher @ s of the two schools, said they would engage if your school decided to implement gender identity on projects, sexual orientation and combating homophobic bullying in the school environment, based on that availability is important that the study schools possibilities for ongoing activities of sex education enjoying the engagement of the whole school community, noting that not only educate in the classroom, we need actions that promote changes in society as regards the deconstruction of rigid standards of identity, gender and sexuality.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos - Arapiraca (AL)
Professores - Percepção
Assédios nas escolas
Homofobia
Homofobia nas escolas
Bullying
Identidade de gênero
Youth and adult education - Arapiraca (AL)
Teachers - Perception
Harassment in schools
Homophobia
Homophobia in schools
Gender identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde
Citação: SILVA, César Pereira da. O bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15899
Data do documento: 10-dez-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O bullying homofóbico a partir da percepção dosas professoresas da EJA de duas escolas de Arapiraca.pdf479.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.