06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Anderson David Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391198781017974pt_BR
dc.contributor.referee1Carmo, Hérmani Magalhães Olivense do-
dc.contributor.referee2Melo, Manoel Valquer Oliveira-
dc.creatorQueiroz, Pauleandro Xavier de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5071292347928113pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T16:34:44Z-
dc.date.available2025-04-02-
dc.date.available2025-04-02T16:34:44Z-
dc.date.issued2023-05-23-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Pauleandro Xavier de. Marketing esportivo no futebol brasileiro: estudo das ações do Clube de Regatas do Flamengo em 2022. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas). Universidade Federal de Alagoas. Campus Sertão – Santana do Ipanema, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15888-
dc.description.abstractThe present work aims to identify and analyze the sports marketing practices of Clube de Regatas do Flamengo in the year 2022. It is observed the importance of sports marketing aimed at valuing, as well as solidifying a club, providing greater dissemination and evolution of the various existing modalities, which increases revenues. In order to meet the proposed objective, this is a qualitative research that uses bibliographical research and documentary research to contextualize the theme, describe the actions in the cut period and analyze whether marketing strategies related to Flamengo's branding were actually adopted. As a specific analysis, it also presents the actions linked to the supporters' partner program, understood as the element of the club's most direct relationship with the supporters. This research contributes to future studies focused on marketing strategies in Brazilian football and also to understand the functioning of this sector in clubs, with the aim of promoting knowledge and innovation for this market that still works in a more empirical way. It can be seen from this case that the concern with sports marketing is relatively recent in Brazilian football, even for a club with the visibility of Flamengo, however, with some actions already highlighted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Econômicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClube de Regatas do Flamengo - Programa Sócio-Torcedorpt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectSports marketingpt_BR
dc.subjectFlamengo Regatta Club - Membership Programpt_BR
dc.subjectInovationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleMarketing esportivo no futebol brasileiro: estudo das ações do Clube de Regatas do Flamengo em 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as práticas de marketing esportivo do Clube de Regatas do Flamengo no ano de 2022. Observa-se a importância do marketing esportivo voltado para a valorização, bem como solidificação de um clube, proporcionando uma maior divulgação e evolução das variadas modalidades existentes, o que incrementa as receitas. Para atender ao objetivo proposto, trata-se de pesquisa qualitativa que utiliza-se de levantamento bibliográfico e pesquisa documental para contextualizar o tema, descrever as ações no período recortado e analisar se foram de fato adotadas estratégias de marketing ligadas ao branding do Flamengo. Como análise específica, apresenta-se ainda as ações ligadas aos programa sócio-torcedor, entendido como o elemento de relação mais direta do clube com o torcedor. Esta pesquisa contribui para futuros estudos voltados a estratégias de marketing no futebol brasileiro e, ainda, entender o funcionamento desse setor nos clubes, com a finalidade de promover conhecimento e inovação para esse mercado que ainda funciona de forma mais empírica. Percebe-se com este caso que a preocupação com o marketing esportivo é relativamente recente no futebol brasileiro mesmo para um clube com a visibilidade do Flamengo, porém, com algumas ações já destacadas.pt_BR
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