00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Wagner Rânter Gouveia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0301608640911609pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, José Carlos Almeida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3190621555949366pt_BR
dc.creatorSilva, Wedson José da-
dc.date.accessioned2025-04-02T13:51:12Z-
dc.date.available2025-04-02-
dc.date.available2025-04-02T13:51:12Z-
dc.date.issued2024-04-06-
dc.identifier.citationSILVA, Wedson José da. Uma contribuição geométrica na aprendizagem do teorema de Pitágoras: o uso do tangram personalizado na introdução do teorema de Pitágoras. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15869-
dc.description.abstractThe present work within the scope of the didactic unit "Pythagorean Theorem" aims to understand the mathematical and geometric justifications, as a mathematical reasoning process, presenting the contributions of the active methodology in Learning, for the improvement of the teaching-learning process in an Elementary School II final year class. In this way, the work seeks to understand what the difficulties of students in learning are and understanding the Pythagorean theorem. More precisely, we use the maker and hands-on methodology to approach the Pythagorean Theorem, exploring geometric notions in the construction of a tangram. The work methodology was developed in three moments: introduction of the task, autonomous work of the students and discussion and systematization of results and learning in large groups. We bring a methodological approach to minimize difficulties, demonstrating that the learning of the Pythagorean Theorem can be more meaningful through dynamics where the student becomes the protagonist.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt_BR
dc.subjectJustificações matemáticaspt_BR
dc.subjectMathematical justificationspt_BR
dc.subjectPythagorean theorempt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma contribuição geométrica na aprendizagem do teorema de Pitágoras: o uso do tangram personalizado na introdução do teorema de Pitágoraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho no âmbito da unidade didática “Teorema de Pitágoras” tem como objetivo compreender as justificações matemáticas e geométricas, enquanto processo de raciocínio matemático, apresentando as contribuições da metodologia ativa na Aprendizagem, para a melhoria do processo ensino-aprendizagem em uma turma do Ensino Fundamental II anos finais. Desta forma, o trabalho busca entender quais são as dificuldades dos alunos em aprender e compreender o teorema de Pitágoras. Mais precisamente, utilizamos a metodologia maker e hands-on para abordar o Teorema de Pitágoras, explorando noções geométricas na construção de um tangram. A metodologia de trabalho desenvolveu-se em três momentos: introdução da tarefa, trabalho autônomo dos alunos e discussão e sistematização dos resultados e aprendizagens em grande grupo. Trazemos uma abordagem metodológica para minimizar as dificuldades, demonstrando que a aprendizagem do Teorema de Pitágoras pode ser mais significativa através de dinâmicas onde o aluno se torna o protagonista.pt_BR
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