00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, Sônia Salgueiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7060944037740281pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Johnnatan Duarte de-
dc.contributor.referee2Malta, Valéria Rodrigues dos Santos-
dc.creatorSilva, Ana Paula da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9629306784240796pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T13:44:49Z-
dc.date.available2025-04-02-
dc.date.available2025-04-02T13:44:49Z-
dc.date.issued2024-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula da. O lugar da química no novo ensino médio: promovendo a educação ambiental através da conscientização sobre o uso e descarte de plástico. 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15866-
dc.description.abstractGiven the great problem surrounding the unconscious use and disposal of plastics and through observation within the school environment and its surroundings, the need for a study aimed at raising awareness about the use and disposal of plastics was realized. After asking students questions about the issue of plastics, the importance of including this topic in high school chemistry classes at Escola Estadual Adalberto Marroquim was noted. This fact motivated the approach to the theme “Polymers” and from there, the development of a booklet with classes aimed at greater knowledge on the topic. Teacher mediation is essential to assist critical development and awareness, also drawing attention to the topic of sustainability, so that students understand the world around them and what their role is in this context with a view to mitigating environmental impacts. The main objective of this teaching sequence is for students to know how to recognize the different types of polymers, focusing on the sustainable consumption of plastic materials, so that they can act actively in the place where they are located, contributing to society. This problem stands out in Chemistry classes seeking a place in the new educational scenario in Brazil, with a view to implementing the New High School, bringing the Training Itineraries, and within these, a prominent guise for Chemistry. The educational product consists of a booklet with an identical sequence that can significantly contribute to the chemistry classes of any teacher who wants to address this topic, drawing attention to both the knowledge of “Polymers”and the awareness of their use and disposal. materials effectively contributing to sustainable development.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlásticospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDescarte de materiaispt_BR
dc.subjectPlásticospt_BR
dc.subjectPlasticspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectDiscardpt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO lugar da química no novo ensino médio: promovendo a educação ambiental através da conscientização sobre o uso e descarte de plásticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoDiante da grande problemática em torno do uso e descarte inconsciente dos plásticos e pela observação dentro do ambiente escolar e seu entorno, percebeu-se a necessidade de um estudo voltado para a conscientização sobre o uso e descarte de plásticos. Após questionamentos feitos aos estudantes sobre a problemática plásticos, notou-se a importância da inserção dessa temática nas aulas de química do ensino médio da Escola Estadual Adalberto Marroquim. Fato que motivou a abordagem da temática “Polímeros” e a partir daí, o desenvolvimento de uma cartilha com aulas voltadas para maior conhecimento sobre o tema. A mediação do professor é fundamental para auxiliar o desenvolvimento crítico e a conscientização chamando a atenção também para a temática sustentabilidade, de modo que o discente compreenda o mundo que o cerca e qual o seu papel nesse contexto com vistas a amenizar impactos ambientais. O principal objetivo desta sequência didática é que os estudantes saibam reconhecer os diferentes tipos de polímeros, focando no consumo sustentável de materiais plásticos, de modo que possam agir ativamente no local onde estão inseridos, contribuindo com a sociedade. Destaca-se esta problemática nas aulas de Química buscando um lugar no novo cenário da educação no Brasil, tendo em vista implantação do Novo Ensino Médio, trazendo os Itinerários Formativos, e dentro destes, uma roupagem de destaque para a Química. O produto educacional consiste em uma cartilha que possa contribuir significativamente com as aulas de química de qualquer professor que queira abordar esta temática, chamando a atenção tanto para o conhecimento dos “Polímeros”, quanto para a conscientização sobre o uso e descarte destes materiais contribuindo para o desenvolvimento sustentável de forma efetiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.