00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CIED - COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CIED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barretto, Elvira Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938462538963163pt_BR
dc.creatorHenrique, Sandra Márcia Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6138801193824510pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-01T17:51:58Z-
dc.date.available2025-04-01-
dc.date.available2025-04-01T17:51:58Z-
dc.date.issued2016-12-10-
dc.identifier.citationHENRIQUE, Sandra Márcia Ferreira. O papel da escola no enfrentamento ao preconceito racial na sala de aula. 2025. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15862-
dc.description.abstractThis article aims to contribute to the deconstruction of racial prejudice in schools, specifically in the classroom. The cases of prejudice, discrimination and violence prevail intensely. Considering this fact, this study intends to signal the school and community, pointing situations in which the/the students and teachers and or employees suffer some kind of violence through the race prejudice. Realizing that the school should promote learning and the development of people, their inclusion in society through theory and practice to prepare the human being to life, especially encouraging the exercise of citizenship. In this context, a discussion of concerns arising from damage caused by prejudice, discrimination, violence, intolerance. We see that it is crucial to try to make a difference in a society of many indifferent.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.subjectViolência simbólicapt_BR
dc.subjectRelações étnico-racial - Escolaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectRacism in educationpt_BR
dc.subjectSymbolic violencept_BR
dc.subjectEthnic-racial relations - Schoolspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel da escola no enfrentamento ao preconceito racial na sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeThe school's role coping racial prejudice in the classroompt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva contribuir para a desconstrução do preconceito racial no contexto escolar, especificamente na sala de aula. Os casos de preconceito, discriminação e violência prevalecem de forma intensa. Considerando este fato, o presente estudo pretende sinalizar a escola e comunidade, apontando situações nas quais os/as alunos/as e/ou professores/as e/ou colaboradores/as sofrem algum tipo de violência por meio do preconceito de raça. Compreendendo que a escola deve promover a aprendizagem, o desenvolvimento das pessoas e a inclusão delas junto à sociedade, por meio de teorias e práticas que preparem o ser humano para a vida, estimulando sobretudo o exercício da cidadania. Nesse contexto, oportunizar uma discussão acerca das inquietudes oriundas dos danos causados pelo preconceito, discriminação, violência e intolerância. Compreendendo que é fundamental buscar fazer a diferença na desconstrução de preconceitos uma sociedade de pessoas preconceituosas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA - CIED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da escola no enfrentamento ao preconceito racial na sala de aula.pdf361.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.