00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15819
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso do laboratório de ciências/biologia e formação docente: processos formativos identificados na literatura
Autor(es): Silva, Alana Raquel Santos da
Primeiro Orientador: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Aleilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Conceição, Alexandre Rodrigues da
Resumo: O presente trabalho dialoga sobre a Formação Docente em Biologia e o uso do Laboratório de Ciências/Biologia. Estas duas temáticas interagem entre si, de modo que gerou a seguinte questão de pesquisa: Quais as articulações entre a Formação Docente e a formação para o uso do Laboratório de Ciências/Biologia na Educação Básica em estudos publicados? Dessa forma, o objetivo da pesquisa é investigar, em estudos publicados, quais as articulações entre Formação Docente e a formação para o uso do Laboratório de Ciências/Biologia na Educação Básica. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, sendo realizada uma Revisão Sistemática de Literatura nas seguintes bases de dados: Periódicos Capes, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), e nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e na Revista de Ensino de Biologia (REnBio). A busca pelos estudos se deu entre os anos de 2018 e 2022, possibilitando a análise dos trabalhos mais recentes sobre a temática. Assim, foram selecionados 6 estudos que foram analisados por meio da análise do Conteúdo, onde surgiram as três categorias de análise: Concepções do uso do Laboratório de Ciências/Biologia; Limites e possibilidades da Formação Docente de Biologia para o uso do Laboratório e a Importância das implicações encontradas nos estudos publicados. Nos resultados obtidos foi possível compreender quais são os desafios encontrados pelos docentes ao usarem o LCB, quais os limites e possibilidades do desenvolvimento de aulas experimentais destacando o uso de materiais de baixo custo e de diferentes ambientes, assim como o envolvimento das universidades com a Educação Básica contribuindo para um ensino mais igualitário. Dessa maneira, o estudo discute sobre a relevância do LCB e de uma Formação Docente Inicial e Continuada que capacite os profissionais de educação para atuarem nesses espaços educativos e contribuam para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes da Educação Básica.
Abstract: This paper discusses Biology Teacher Education and the use of Science/Biology Laboratory. These two themes interact with each other generating the following research question: What are the connections between Teacher Education and training for the use of Science/Biology Laboratory in Basic Education in published studies? Thus, the research aim is to investigate, in published studies, the connections between Teacher Education and training for the use of Science/Biology Laboratories in Basic Education. For this purpose, a qualitative bibliographic research was conducted, consisting of a Systematic Literature Review in the following databases: Capes Journals, Digital Library of Theses and issertations (BDTD), as well as in the proceedings of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO) and in the Biology Teaching Journal (REnBio). The search for studies was conducted between 2018 and 2022, enabling the analysis of the most recent works on the topic. Thus, 6 studies were selected and analyzed through Content Analysis, resulting in three categories of analysis: Conceptions of the use of Science/Biology Laboratoriy; Limits and possibilities of Biology Teacher Education for the use of the Laboratory; and the Importance of the implications found in published studies. The obtained results made it possible to understand the challenges faced by teachers when using the Science/Biology Laboratories, the limits and possibilities of developing experimental classes highlighting the use of low-cost materials and different environments, as well as the involvement of universities in Basic Education contributing to a more egalitarian education. Thus, the study discusses the relevance of the Science/Biology Laboratories and Initial and Continuing Teacher Education that empower education professionals to work in these educational spaces and contribute to the academic and civic education of Basic Education students.
Palavras-chave: Laboratório de Ciências/Biologia
Formação Docente de Biologia
Formação Continuada
Desafios e possibilidades do laboratório
Science/Biology Laboratory
Biology Teacher Education
Continuing Education
Challenges and possibilities of the laboratory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: SILVA, Alana Raquel Santos da. Uso do laboratório de ciências/biologia e formação docente: processos formativos identificados na literatura. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15819
Data do documento: 7-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso do laboratório de ciênciasbiologia e formação docente processos formativos identificados na literatura.pdf722.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.