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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15817
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise das manifestações de conceitos advindos da aplicação do projeto “a cultura indígena e suas brincadeiras” na educação infantil |
Autor(es): | Melo, Laíla de Sousa |
Primeiro Orientador: | Bulhões, Alexandre Magno Câncio |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Aderne, Aline da Silva Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fumes, Neiza de Lourdes Frederico |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rocha, Idnelma Lima da |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar as manifestações de conceitos advindos da aplicação do projeto “A cultura indígena e suas brincadeiras” numa turma do 1º (primeiro) período da educação infantil, de uma escola pública localizada no município de Maceió-AL, composta por 14 (catorze) crianças com idade entre 4 (quatro) e 5 (cinco) anos. Para a produção dos resultados foram utilizados os recursos de gravação e um diário de campo, posteriormente a transcrição de diálogos entre as crianças e as entre crianças e os mediadores, onde elas expressavam suas ideias, questionamentos, percepções, vivências e sentimentos, acolhendo o máximo de manifestações, afim de realizar uma análise de forma minuciosa. Desta forma, foi escolhida a abordagem microgenética como método de investigação, com o intuito de estudar a subjetividade dos atores sociais, a partir de elementos da psicologia sócio-histórica desenvolvida por Lev Vygotsky, reconhecendo a manifestação de conceitos espontâneos e formação dos conceitos formais, observando os mecanismos que geram a mudança de um estado para o outro, que compõe a aprendizagem conceitual durante as ações. No decorrer dos processos interativos, foram evidenciados os conceitos de: “castigo”, “copo”, “vitamina”, “internet”, “chuva”, “flecha”, “peteca” e “basquete”. A partir disso, pôde-se perceber que o papel da mediação no desenvolvimento dos conceitos é algo fundamental para a consolidação dos mesmos, bem como a importância das interações e brincadeiras como eixos estruturantes das práticas pedagógicas, possibilitando o aprendizado através de suas ações no mundo. Assim, entendemos a relevância de trabalhar com a cultura indígena para além do “Dia do índio”, que pode ser implementada no âmbito da Educação Física na tarefa de promover, além de experiências motoras, o fortalecimento do cultivo a herança cultural, consciência sobre si mesmo e o outro, vivências sobre diversas brincadeiras de origem indígena que ainda permeiam os dias atuais, construindo conceitos formais, tornando-os espontâneos ao longo do tempo. |
Abstract: | The present work aimed to analyze the manifestations of concepts arising from the application of the project "Indigenous culture and its games" in a class of the 1st (first) period of early childhood education, of a public school located in the municipality of Maceió-AL, composed of 14 (fourteen) children aged between 4 (four) and 5 (five) years. For the production of the results, the recording resources and a field diary were used, later the transcription of dialogues between the children and those between children and mediators, where they expressed their ideas, questions, perceptions, experiences and feelings, welcoming the maximum of manifestations, in order to perform a thorough analysis. Thus, the microgenetic approach was chosen as a method of investigation, in order to study the subjectivity of social actors, from elements of socio-historical psychology developed by Lev Vygotsky, recognizing the manifestation of spontaneous concepts and formation of formal concepts, observing the mechanisms that generate the change from one state to another, that makes up conceptual learning during actions. In the course of the interactive processes, the concepts of:"punishment", "cup", "vitamin", "internet", "rain", "arrow", "shuttlecock" and "basketball" were evidenced. From this, it was possible to perceive that the role of mediation in the development of concepts is something fundamental for their consolidation, as well as the importance of interactions and games as structuring axes of pedagogical practices, enabling learning through their actions in the world. Thus, we understand the relevance of working with indigenous culture beyond the "Indian Day", which can be implemented in the context of Physical Education in the task of promoting, in addition to motor experiences, the strengthening of cultivation the cultural heritage, awareness about oneself and the other, experiences about various games of indigenous origin that still permeate the present day, building formal concepts, making them spontaneous over time. |
Palavras-chave: | Educação infantil Educação física análise microgenética Cultura indígena Brincadeiras Early childhood education Physical education microgenetic analysis Iindigenous culture Games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | MELO, Laíla de Sousa. Análise das manifestações de conceitos advindos da aplicação do projeto “a cultura indígena e suas brincadeiras” na educação infantil. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15817 |
Data do documento: | 4-out-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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