00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0539797377298563pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Paulyne Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4425996382022866pt_BR
dc.creatorSilva Filho, José Anderson da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9901397014204306pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-24T13:18:05Z-
dc.date.available2025-03-24-
dc.date.available2025-03-24T13:18:05Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, José Anderson da Costa. Reflexões associadas ao conceito da responsabilidade relacional sobre o estágio num serviço da assistência social: um relato de experiência. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15814-
dc.description.abstractThe present work is an experience report of a mandatory internship of the Psychology Course carried out in the Special Social Protection Service of Social Assistance (CREAS and Casa-Lar), in the interior of Alagoas. Field diaries were used in order to recall events and experiences. It seeks to articulate the concept of Relational Responsibility, based on Social Constructionism, with possible actions and interventions, in which user autonomy is proposed. The theoretical framework is configured as an intervention tool/resource, which allows for reflection on action proposals around the cases of accompanied social assistance services. Resulting in the proposition of actions that stimulate the bonds between the professionals of the service-user, the strengthening of the care network for the population and the development of dialogic practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectEstágio em psicologiapt_BR
dc.subjectProteção especial da assistência socialpt_BR
dc.subjectResponsabilidade relacionalpt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectInternship in psychologypt_BR
dc.subjectSpecial protection of social assistancept_BR
dc.subjectRelational responsibilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleReflexões associadas ao conceito da responsabilidade relacional sobre o estágio num serviço da assistência social: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um relato de experiência de estágio obrigatório do Curso de Psicologia realizado no serviço de Proteção Social Especial da Assistência Social (CREAS e Casa-Lar), do interior de Alagoas. Foram utilizados os diários de campo com intuito de rememorar os eventos e as experiências vivenciadas. Buscase articular o conceito da Responsabilidade Relacional, fundamentado no Construcionismo Social, com as possíveis ações e intervenções, nas quais são propostas a autonomia do usuário. O Referencial teórico configura-se enquanto ferramenta/recurso interventivo, que propicia refletir sobre as propostas de ação em torno dos casos dos serviços da assistência social acompanhados. Resultando na proposição de ações que estimulem os vínculos entre os profissionais do serviçousuário, o fortalecimento da rede de atenção à população e o desenvolvimento de práticas dialógicas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.