Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15807
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação de professores de história na rede estadual de ensino de Alagoas |
Autor(es): | Moura, Aden Charles Bertoldo de |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Antonio Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fernandes, Clara Suassuna |
metadata.dc.contributor.referee2: | Medeiros, Wellington da Silva |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir a partir experiências didáticas a importância da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório, do Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa Residência Pedagógica no Ensino de História na rede estadual de ensino de Alagoas, que são ofertados pela Universidade Federal de Alagoas. A realização deste trabalho foi amparado nos textos discutidos em sala de aula e nas reuniões dos Grupos de Trabalhos em Ensino de História, bem como na vivência em sala de aula e das ações desenvolvidas enquanto bolsista dos programas de formação inicial de professores em escolas públicas da educação básica de ensino. De maneira que busco compreender o Ensino de História na rede estadual sob o prisma dos processos formativos. Adiante, procuro entender a importância disto na construção da identidade profissional destes licenciandos. Esse diálogo nos espaços de saberes propõe métodos didáticos pedagógicos arrojados face à nova realidade presente. |
Abstract: | El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar a partir de experiencias didácticas la importancia del Internado Obligatorio Supervisado, los Programas Institucionales de Becas de Iniciación a la Enseñanza y el Programa de Residencia Pedagógica en Enseñanza de la Historia en la red estatal de educación de Alagoas, que son ofrecidos por la Universidad Federal de Alagoas. La realización de este trabajo estuvo sustentada en los textos discutidos en el aula y en las reuniones de los Grupos de Trabajo de Enseñanza de la Historia, así como en la experiencia en el aula y en las acciones desarrolladas como becaria de los programas de formación inicial para docentes de escuelas públicas de la red de educación básica. De modo que busco comprender la Enseñanza de la Historia en la red estatal desde el prisma de los procesos formativos. Más adelante trato de comprender la importancia de esto en la construcción de la identidad profesional de estos egresados. Este diálogo en los espacios del saber propone métodos didácticos pedagógicos audaces frente a la nueva realidad presente. |
Palavras-chave: | Formação de professores Prática pedagógica História- estudo e ensino Teacher training Pedagogical practice History- study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura |
Citação: | MOURA, Aden Charles Bertoldo de. Formação de professores de história na rede estadual de ensino de Alagoas. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15807 |
Data do documento: | 19-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores de história na rede estadual de ensino de Alagoas.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.