Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15804
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os sentidos do conteúdo dança nas aulas de educação física: um diálogo com professores e alunos do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The meanings of dance content in physical education classes: a dialogue with teachers and students |
Autor(es): | Costa, Luana Maria Lima |
Primeiro Orientador: | Santiago, Leonéa Vitória |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Soraya Dayanna Guimarães |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Silvan Menezes dos |
Resumo: | Considerando o conteúdo dança nas aulas de Educação Física Escolar, como um tema pertinente para o desenvolvimento de aulas em prol da amplificação das dimensões físicas, sociais, emocionais e cognitiva dos alunos, esta pesquisa tem como objetivo identificar os sentidos da dança para professores de Educação Física e alunos do 3° ano “A” do Ensino Médio, com idade entre 17 e 19 anos , apresentar as semelhanças e diferenças entre os sentidos atribuídos. A pesquisa ocorreu na EEPI, localizada dentro do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA) na Avenida Fernandes Lima, - Farol, Maceió - AL. O estudo seguiu os procedimentos metodológicos da investigação qualitativa (MINEIRO, 2022). a partir do movimento do construcionismo social focado nas práticas discursivas e produção de sentidos, por considerar relevante os posicionamentos ético-políticos envolvidos na pesquisa (SPINK, 2013). A pesquisa contou com a participação de três professores de Educação Física da escola, sendo dois do gênero humano masculino e uma do gênero humano feminino e vinte e nove alunos do 3° ano “A”, sendo onze meninos e dezoito meninas. Para isso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com os professores e uma entrevista estruturada com os alunos, que foram gravadas com um gravador de aparelho celular, a partir de uma escuta exaustiva, foi transcrita e agrupadas em categorias. Cada pergunta se transformou em uma categoria de análise, onde as falas mais pertinentes dos participantes foram agrupadas para as interpretações dos dados. Como resultados os dados demonstraram que os professores possuem um conhecimento sobre a Dança, porém não trabalham esse conteúdo nas aulas de Educação Física. Também foi possível verificar que os alunos têm um entendimento a respeito da dança, mas de forma empírica, adquirida por meio das suas relações sociais. |
Abstract: | Considering the dance content in School Physical Education classes, as a pertinent theme for the development of classes in favor of amplifying the physical, social, emotional and cognitive dimensions of students, this research aims to identify the meanings of dance for Education teachers Physics and students in the 3rd year “A” of High School, aged between 17 and 19, present the similarities and differences between the assigned meanings. The research took place at EEPI, located within the Applied Research Educational Center (CEPA) on Avenida Fernandes Lima, - Farol, Maceió - AL. The study followed the methodological procedures of qualitative research (MINEIRO, 2022). from the social constructionism movement focused on discursive practices and production of meaning, considering the ethical-political positions involved in the research to be relevant (SPINK, 2013). The research included the participation of three Physical Education teachers from the school, two of whom were male and one was female, and twenty-nine students from the 3rd year “A”, eleven boys and eighteen girls. For this, a semi-structured interview was carried out with the teachers and a structured interview with the students, which were recorded with a cell phone recorder, based on exhaustive listening, transcribed and grouped into categories. Each question became an analysis category, where the most relevant statements from the participants were grouped together to interpret the data. As a result, the data demonstrated that teachers have knowledge about Dance, but do not work on this content in Physical Education classes. It was also possible to verify that students have an understanding about dance, but in an empirical way, acquired through their social relationships. |
Palavras-chave: | Dança – Atribuição de sentido Educação física escolar Professores de educação física School Physical Education Content - Dance Attribution of Meaning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | COSTA, Luana Maria Lima. Os sentidos do conteúdo dança nas aulas de educação física: um diálogo com professores e alunos do ensino médio. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15804 |
Data do documento: | 12-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os sentidos do conteúdo dança nas aulas de educação física_um diálogo com professores e alunos do ensino médio.pdf | Os sentidos do conteúdo dança nas aulas de educação física: um diálogo com professores e alunos do ensino médio | 5.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.