06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Explorando as perspectivas de ampliação dos serviços na economia criativa em contexto da pandemia de Covid-19
Autor(es): Melo, Jose Zaudiron Correia
Primeiro Orientador: Melo, Manoel Valquer Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Evaldo Mendes da
metadata.dc.contributor.referee2: Carmo, Hérmani Magalhães Olivense do
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral discutir as potencialidades de ampliação dos serviços oferecidos pela Economia Criativa durante o tumultuado período da crise sanitária da COVID-19, de 2019 a 2020. A focalização nesse modelo de gestão econômica destaca uma interface que procurou minimizar, de maneira mútua, os impactos adversos da pandemia entre os diversos setores criativos. Para tanto, pretende-se delinear os seguintes objetivos específicos, caracterizar o contexto pandêmico da COVID-19, conceituar a economia criativa, e analisar os efeitos da pandemia no setor criativo da economia brasileira, com foco na área musical. Por meio de uma revisão bibliográfica, foi possível constatar a relevância da economia criativa na mitigação das restrições impostas pelo isolamento social, evidenciando sua resiliência, capacidade de adaptação e capacidade de transcender as fronteiras regionais diante da crise sanitária. As plataformas digitais e a busca por alternativas inovadoras permitiram a continuidade das atividades artísticas teatro, shows, programas de televisão, exposição virtual de artes plásticas entre outras. No entanto, é perceptível que esse setor ainda necessita de um apoio mais efetivo por parte das políticas públicas para se recuperar plenamente e continuar contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento cultural e econômico das regiões brasileiras. Espera-se que este estudo contribua para o reconhecimento e valorização da importância da economia criativa no cenário cultural brasileiro, bem como para o estímulo de iniciativas que fortaleçam o protagonismo desse setor fundamental para a construção da identidade cultural das diferentes regiões do país.
Abstract: This study's general objective is to discuss the potential for expanding the services offered by the Creative Economy during the tumultuous period of the COVID-19 health crisis, from 2019 to 2020. The focus on this economic management model highlights an interface that sought to minimize, in a mutual, the adverse impacts of the pandemic between the different creative sectors. To this end, we intend to outline the following specific objectives, characterize the COVID-19 pandemic context, conceptualize the creative economy, and analyze the effects of the pandemic on the creative sector of the Brazilian economy, with a focus on the musical area. Through a bibliographical review, it was possible to verify the relevance of the creative economy in mitigating the restrictions imposed by social isolation, highlighting its resilience, capacity for adaptation and ability to transcend regional borders in the face of the health crisis. Digital platforms and the search for innovative alternatives allowed the continuity of artistic activities: theater, shows, television programs, virtual exhibitions of fine arts, among others. However, it is clear that this sector still needs more effective support from public policies to fully recover and continue contributing significantly to the cultural and economic development of Brazilian regions. It is hoped that this study will contribute to the recognition and appreciation of the importance of the creative economy in the Brazilian cultural scene, as well as to the stimulation of initiatives that strengthen the protagonism of this fundamental sector for the construction of the cultural identity of the different regions of the country.
Palavras-chave: COVID-19
Economia criativa
Música brasileira
Mídia digital
Creative economy
Brazilian music
Digital media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Econômicas - Bacharelado
Citação: MELO, Jose Zaudiron Correia. Explorando as perspectivas de ampliação dos serviços na economia criativa em contexto da pandemia de Covid-19. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15796
Data do documento: 21-mar-2024
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