Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15793
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Reprimir vadios e contê-los na desregrada vida que levam”: trabalho e vadiagem no pós-abolição em Maceió (1890-1910) |
Autor(es): | Paixão, Kedimo Barbosa da |
Primeiro Orientador: | Marques, Danilo Luiz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Teixeira, Luana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Marli de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lucindo, Willian Robison Soares |
Resumo: | Esta dissertação tem como temática o pós-abolição na cidade de Maceió/AL, com recorte temporal inserido na última década do século XIX e na primeira década do XX, justificado pela sanção, em 1890, do Código Penal, o qual determinou como crime a vadiagem e a capoeira, sendo um dos principais instrumentos responsáveis pela dificuldade do acesso dos ex-cativos a uma cidadania plena. Assim, o objetivo principal é identificar e analisar as experiências e trajetórias de vida de negros e negras que habitaram Maceió no imediato pós-abolição, especificamente, entre as décadas de 1890 e 1910, entendendo como os instrumentos político-jurídicos atuaram para essa transformação. A problemática que a dissertação levanta é a de que a materialidade da legislação supracitada, nas décadas posteriores à abolição, delineou o caminho pelo qual os ex-escravizados migraram para uma condição de “cidadãos de segunda categoria”. Contudo, tal contexto não impediu que fossem elaboradas estratégias individuais e coletivas que visassem romper com essa condição de subalternidade. Partimos, então, do pressuposto de que o estudo de tais recursos estratégicos cria as ferramentas necessárias para nos ajudar a compreendermos a posição que homens e mulheres negras ocupam, ainda hoje, na sociedade brasileira. Para tanto, adotamos como fundamentação teórico-metodológica a revisão de literatura, com base na História Social, tendo por referência autores como Flávio Gomes e Olívia Cunha (2007), Wlamyra Albuquerque (2009), Flávio dos Santos Gomes e Petrônio Domingues (2013), Clóvis Moura (2008), entre outros, e análise qualitativa da legislação aplicável à temática e das fontes históricas como jornais, a exemplo de Gutenberg e Orbe, fotografias e cartas, obtidas, principalmente, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e no Arquivo Público de Alagoas. Dessa forma, inicialmente, abordamos o código penal de 1890, a constituição de 1891 e as leis municipais de Maceió, como mecanismos de limitação da cidadania plena à população negra. No segundo capítulo, contemplamos documentos que remetiam ao trabalho no campo, relativos à imigração, e na área urbana, atinentes à dinâmica das relações econômicas, espaço urbano, exclusão do acesso à cidadania para os egressos da escravidão e os mecanismos de reação para romper com a condição de subalternidade, sendo esta encorajada, inclusive, por leis em vigor. Por fim, no terceiro capítulo, percorremos os caminhos da resistência da população negra na capital alagoana, entendendo o papel da imprensa na formação do imaginário local, refletimos sobre a criação dos espaços como o Asilo de Mendicidade e as escolas de artífices, assim como buscamos compreender o fator determinante para o Quebra de Xangô em 1912. Concluímos que a sociedade no pós-abolição não assegurou a garantia de igualdade jurídica aos ex-escravizados, pelo contrário, criminalizou suas expressões culturais e crenças, mas, apesar disso, a população negra resistiu. Os negros se desenvolveram, mesmo que precariamente, ante as limitações impostas por mecanismos jurídicos fundados em preceitos preconceituosos, nos quais a posição social dos indivíduos era determinada pela cor da sua pele. |
Abstract: | This dissertation has as its theme the post-abolition in the city of Maceió/AL, with a time frame inserted in the last decade of the nineteenth century and in the first decade of the twentieth, justified by the sanction, in 1890, of the Penal Code, which determined as a crime the loitering and capoeira, being one of the main instruments responsible for the difficulty of the access of the former captives to a full citizenship. Tus, the main objective is to identify and analyze the experiences and life trajectories of lack men and women who inhabited Maceió in the immediate post-abolition period, specifically, between the decades of 1890 and 1910, understanding how the political-legal instruments acted for this transformation. The problem that the dissertation raises is that the materiality of the aforementioned legislation, in the decades after abolition, outlined the path by which the former enslaved migrated to a condition of “second class citizens”. However, this context did not prevent the elaboration of individual and collective strategies aimed at breaking with that condition of subordination. We start, then, from the assumption that the study of such strategic resources creates the necessary tools to help us understand the position that black men and women occupy, even today, in Brazilian society. Therefore, we adopted as a theoretical-methodological basis the literature review, based on Social History, with reference to authors such as Flávio Gomes and Olívia Cunha (2007), Wlamyra Albuquerque (2009), Flávio dos Santos Gomes and Petrônio Domingues (2013), Clóvis Moura (2008), among others, and qualitative analysis of the legislation applicable to the theme and of historical sources such as newspapers, like Gutenberg and Orbe, photographs and letters, obtained mainly from the Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Historical and Geographical Institute of Alagoas) and the Arquivo Público de Alagoas (Public Archive of Alagoas). Thus, we initially approached the penal code of 1890, the constitution of 1891 and the municipal laws of Maceió, as mechanisms of limitation of full citizenship to the black population. In the second chapter, we contemplate documents that referred to the work in the countryside, related to immigration, and in the urban area, related to the dynamics of economic relations, urban space, exclusion of access to citizenship for those egressed from slavery and the mechanisms of reaction to break with the condition of subalternity, which is even encouraged by laws in force. Finally, in the third chapter, we go through the paths of resistance of the black population in the capital of Alagoas, understanding the role of the press in the formation of the local imaginary, we reflect on the creation of spaces such as the Asilo de Mendicidade (Asylum of Mendicity) and the schools of craftsmen, as well as we seek to understand the determining factor for the Quebra de Xangô (Shangô Break) in 1912. We conclude that, although society in the post-abolition did not ensure the guarantee of legal equality to the former enslaved, but, on the contrary, criminalizes their cultural expressions and beliefs, the black population has resisted. Blacks developed, even if precariously, before the limitations imposed by legal mechanisms founded on prejudiced precepts, in which the social position of individuals was determined by the color of their skin. |
Palavras-chave: | Pós-abolição Cotidiano da população negra Instrumentos político-jurídicos discriminatórios Estratégias de resistência Post-abolition Daily life of the black population Discriminatory political-legal instruments Resistance strategies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | PAIXÃO, Kedimo Barbosa da. “Reprimir vadios e contê-los na desregrada vida que levam”: trabalho e vadiagem no pós-abolição em Maceió (1890-1910). 2025. 144 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto e Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15793 |
Data do documento: | 29-set-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
“Reprimir vadios e contê-los na desregrada vida que levam” trabalho e vadiagem no pós-abolição em Maceió (1890-1910).pdf | 2.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.