Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15790
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise da percepção de estudantes on-line sobre painéis de bordo para orientar seus objetivos de aprendizagem |
Autor(es): | Nobre, José Williams Barbosa |
Primeiro Orientador: | Paiva, Ranilson Oscar Araújo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Matos, Diego Dermeval de Medeiros da Cunha |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marques, Leonardo Brandão |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Thales Miranda de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee3: | Araújo, Rafael Dias |
Resumo: | Com o avanço do ensino on-line, impulsionado pela necessidade de democratização do acesso à educação e pelas medidas de contenção da COVID-19, o ambiente virtual tornou-se uma parte significativa da vida dos estudantes. Contudo, a evasão escolar persiste, destacando-se a falta de suporte, dúvidas pedagógicas e a sobrecarga de trabalho dos professores como principais desafios. Para enfrentar esse problema, propõe-se a criação de um Dashboard contendo visualizações de dados e recomendações para apoiar a autorregulação da aprendizagem dos estudantes. O Dashboard visa apoiar o estudante em um processo que utiliza dados para apresentar seu estado atual em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos pelo professor, incluindo interações com recursos de aprendizagem (textos, vídeos etc.) e desempenho na resolução de questões e problemas. Com base no estado atual, e nos objetivos do estudante, serão oferecidas recomendações, orientando-o a atingir seus objetivos de aprendizagem. O Dashboard deve ajudar o estudante a assumir maior responsabilidade sobre sua aprendizagem, resultando em menor carga de trabalho para os professores, resultando, potencialmente, na melhoria da qualidade do curso/disciplina. Para tanto, esta pesquisa coletou percepções de 22 (vinte e dois) estudantes do ensino superior, por meio de um questionário do Google, abordando, além das características sociodemográficas e educacionais dos participantes, as suas opiniões sobre 3 dashboards propostos, no que se refere a: capacidade de os dashboards informarem o estudante sobre seu nível atual no curso, o nível esperado com base nos objetivos escolhidos, e as ações necessárias para atingir esses objetivos. Os resultados mostram que o uso de dashboards tem o potencial de apoiar a autorregulação da aprendizagem dos participantes, promovem a consciência metacognitiva e a autorreflexão dos participantes, capacitando-os a desempenhar um papel ativo em sua aprendizagem. Dessa forma, a proposta contribui para um ambiente educacional mais dinâmico, facilitando a adaptação dos estudantes às demandas do ensino on-line e mitigando a evasão escolar. |
Abstract: | With the advancement of online education, driven by the need to democratize access to education and COVID-19 containment measures, the virtual environment has become a significant part of students' lives. However, school dropout persists, with lack of support, pedagogical doubts, and teacher workload overload standing out as main challenges. To tackle this problem, the creation of a data visualization and personalized recommendations system is proposed to support students' self-regulated learning. The system will integrate the student into a process that uses data to present their status in relation to goals set by the teacher, including interactions and performance in learning resources. Based on this status, personalized recommendations will be offered, guiding the student to achieve the proposed goals and maintain engagement. This approach is expected to reduce dropout rates, generating individual and institutional economic benefits. As for expected outcomes, the research aims to improve the quality of online learning and decrease the feeling of abandonment by guiding students in the self-regulation process. The study collected insights from 22 students through a Google questionnaire, addressing sociodemographic characteristics, experiences with digital educational technologies, and opinions about the proposed dashboards. The dashboards inform the student about their current level in the course, the expected level based on chosen goals, and the actions needed to achieve these goals. The analysis revealed that the integration of dashboards and data analysis positively influences students' self-regulation, providing an integrated and adaptable educational environment. The results indicate that dashboards, by offering personalized support, promote metacognitive awareness and student self-reflection, empowering them to play an active role in their learning. Thus, the proposal contributes to a more dynamic educational environment, facilitating students' adaptation to the demands of online education and mitigating school dropout. |
Palavras-chave: | Ambiente de ensino on-line Autorregulação da aprendizagem Dashboards Visualização de dados Online learning environment Self-regulation of learning Dashboard Data visualization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Informática |
Citação: | NOBRE, José Williams Barbosa. Análise da percepção de estudantes on-line sobre painéis de bordo para orientar seus objetivos de aprendizagem. 2025. 79 f. Dissertação (mestrado em Informática) – Programa de Pós-Graduação em Informática, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15790 |
Data do documento: | 27-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise da percepção de estudantes on-line sobre painéis de bordo para orientar seus objetivos de aprendizagem.pdf | 2.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.