00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.creatorFreitas, Maria Alcina Ramos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8371616261240515pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T18:42:01Z-
dc.date.available2025-03-19-
dc.date.available2025-03-19T18:42:01Z-
dc.date.issued2009-12-21-
dc.identifier.citationFREITAS, Maria Alcina Ramos de. Purpurina na terra do cangaço: refletindo a homossexualidade na escola. 2025. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15781-
dc.description.abstractThis research paper discusses how the building will phallocentric system of male domination, designed to shape subjectivities and behaviors, and how symbolic violence in Bourdieu's view, essential in this process of construction of the habitus, the ideal manly heterossexual and homophobic. We discuss how sexuality will be instituted from the schemes of power to a binary model of sexuality desirable. Sexual orientation, today is a theme recommended in the classroom from the National Curricular Parameters (NCP), in a cross-cutting perspective. With the advances of gay political activism and human rights permeating the educational, research how this new reality is being considered in the daily curriculum of public schools in Maceió/AL. From this initial dialogue challenging, was constructed for this research, two data collection instruments: a questionnaire and semi-structured interview. The methodology used for research was the case study. Data analysis revealed some difficulties in breaking with traditional patterns regarding gender identities, but also noted, indicators of reframing the concepts teachers about new attitudes about sexuality in pedagogical work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Homossexualismopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectEducation - Homosexualitypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectHomophobiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePurpurina na terra do cangaço: refletindo a homossexualidade na escolapt_BR
dc.title.alternativeGlitter in the land of banditrypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa discute como vai se construindo o sistema falocêntrico de dominação masculina, criado para moldar subjetividades e comportamentos, e como a violência simbólica na perspectiva de Bourdieu, é fundamental nesse processo de construção do habitus, do ideal viril homofóbico e heterossexual. Procuramos discutir como a sexualidade vai se instituindo a partir de esquemas de poder a um modelo binário de sexualidade desejável. A orientação sexual, hoje é uma temática recomendada na sala de aula a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), numa perspectiva transversal. Com os avanços da militância política homossexual e os direitos humanos permeando as ações educativas, pesquisamos como essa nova realidade está sendo considerada no currículo escolar no cotidiano das escolas públicas de Maceió/AL. A partir desse diálogo inicial desafiador, foram construídos para esta pesquisa, dois instrumentos de coleta de dados: questionário e entrevista semiestruturada. A metodologia utilizada para investigação foi o estudo de caso. A análise dos dados revelou algumas dificuldades em romper com os padrões tradicionais a respeito das identidades de gênero, mas também observamos os indicadores da ressignificação das concepções docentes a respeito de novas posturas sobre sexualidade no trabalho pedagógico.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Purpurina na terra do cangaço refletindo a homossexualidade na escola.pdf729.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.