00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Verçosa, Élcio de Gusmão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788477290200059pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571440852975071pt_BR
dc.contributor.referee2Kullok, Maísa Gomes Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348252267620047pt_BR
dc.creatorPorto, Ana Luiza Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2414893674025560pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T00:00:15Z-
dc.date.available2025-03-18-
dc.date.available2025-03-19T00:00:15Z-
dc.date.issued2009-04-13-
dc.identifier.citationPORTO, Ana Luiza Araújo. O curso de História na Universidade Federal de Alagoas: dos primórdios à sua consolidação (1952-1979). 2025. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15778-
dc.description.abstractThe main purpose of this dissertation concentrates on the History of the Formation of the History Professional at the Universidade Federal de Alagoas, from the beginning of the course up to the decade of 1970, when the course is consolidated. This work is a research about History of Education that follows the foundation of the first course of graduation in History in Alagoas in the context of the foundation of Faculdade de Filosofia, in 50’s last century, that time it was a History and Geography course. This work emphasizes a fine itinerary period of the course, since its establishment, with its first professors and first curriculum, going through the dictatorial period which started in 1964, with emphasis on the creation of short degree in Social Studies. Considering that the training of professional history occurs in various spaces and dimensions of the subject's life, apart from training in university, the research tried to establish a dialogue between the history course and Public Archives of Alagoas as a likely influence the course, their projects and their practices. In addition to bibliographic and institutional documentation to be compelling, were the sources of this study also interviews with former teachers and teachers who were active students of the course.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superior – Alagoas – Históriapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas – Curso de História – Históriapt_BR
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectHigher education – Alagoas – Historypt_BR
dc.subjectFederal University of Alagoas – History Course – Historypt_BR
dc.subjectHistory – Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers – Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO curso de História na Universidade Federal de Alagoas: dos primórdios à sua consolidação (1952-1979)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO propósito fundamental desta dissertação concentra-se na História da Formação do Profissional de História na Universidade Federal de Alagoas, das origens do curso até a década de 1970, quando ele se consolida. Constitui uma pesquisa em História da Educação que busca acompanhar a constituição do primeiro curso universitário de História em Alagoas, no contexto de fundação da Faculdade de Filosofia, na década de 50 do século XX que, na época era um curso de História e Geografia. Este trabalho enfoca, portanto, um período considerável do itinerário do curso, desde a fundação, com seus primeiros professores e os seus primeiros currículos, passando pela ditadura instaurada em 1964, com destaque para a criação da licenciatura curta em Estudos Sociais. Entendendo que a formação do profissional de História ocorre em diversos espaços e dimensões da vida do sujeito, para além da formação na universidade, a pesquisa buscou estabelecer um diálogo entre a História do curso e o Arquivo Público de Alagoas, como elemento passível de influenciar o curso, seus projetos e suas práticas. Além de levantamento bibliográfico e da documentação institucional a ser compulsada, foram fontes deste estudo também as entrevistas com ex-professores e professores atuantes que foram alunos do curso.pt_BR
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