00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: Transições vivenciadas por adolescentes em privação de liberdade: estudo convergente assistencial
Autor(es): Alves, Camila Aparecida de Oliveira
Primeiro Orientador: Costa, Laís de Miranda Crispim
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Jovânia Marques de Oliveira e
metadata.dc.contributor.referee1: Lúcio, Ingrid Martins Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Thereza Maria Magalhães
Resumo: Este estudo tem por objeto as transições vivenciadas por adolescentes em privação de liberdade. No tocante a vida humana, várias transições são vivenciadas desde o nascer e em diversas situações cotidianas, seja a mudança de fases como da infância para adolescência e vida adulta, sejam as mudanças de locais, status, novos começos e fases. Esse estudo utilizou a Teoria das Transições de Afaf Meleis, uma teoria que aponta uma ampla e crítica visão sobre as transições/mudanças que o indivíduo vivencia ao longo da vida. Para tanto, a pesquisa visa responder às seguintes questões norteadoras: Quais transições são vivenciadas por adolescentes em privação de liberdade? Quais intervenções podem ser implementadas neste processo? Na tentativa de elucidar essas questões o objetivo desta pesquisa é analisar as transições vivenciadas por adolescentes e mulheres em privação de liberdade. Caracteriza-se como uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou o referencial metodológico da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). Foi realizado na Unidade de Internação Feminina – UIF. As participantes foram 07 adolescentes do sexo feminino dentre elas uma mulher trans. A coleta de dados ocorreu no período de setembro de 2023 a janeiro de 2024. Foram utilizadas como técnicas de produção das informações a Observação Participante e o Grupo de Discussão. A partir da gama de informações produzidas foi possível identificar três categorias, quais sejam: Transição organizacional: o que me fez chegar até aqui?;Transição desenvolvimental: vivências sob privação de liberdade; e Transição situacional: o que quero quando conseguir minha liberdade?Os resultados demonstram que as participantes dessa pesquisa realizaram diversos tipos de mudanças ao longo desse contexto. A utilização dessa teoria de enfermagem foi fundamental para compreender diferentes processos de transição vivenciados e discutir a complexidade dessas transições de acordo com o constructo de Meleis.
Abstract: This study focuses on the transitions experienced by adolescents deprived of their liberty. Regarding human life, several transitions are experienced from birth and in different everyday situations, be it the change of stages such as from childhood to adolescence and adulthood, or changes in locations, status, new beginnings and phases. This study used Afaf Meleis's Theory of Transitions, a theory that points to a broad and critical view of the transitions/changes that individuals experience throughout their lives. To this end, the research aims to answer the following guiding questions: What transitions are experienced by adolescents deprived of liberty? What interventions can be implemented in this process? In an attempt to elucidate these issues, the objective of this research is to analyze the transitions experienced by adolescents and women deprived of their liberty. It is characterized as qualitative research, which used the methodological framework of Convergent Care Research (PCA). It was carried out at the Women's Inpatient Unit – UIF. The participants were 7 female teenagers, including a trans woman. Data collection took place from September 2023 to January 2024. Participant Observation and Discussion Groups were used as information production techniques. From the range of information produced, it was possible to identify three categories, namely: Organizational transition: what made me get here?; Developmental transition: experiences under deprivation of liberty; and Situational transition: what do I want when I get my freedom? The results demonstrate that the participants in this research made different types of changes throughout this context. The use of this nursing theory was fundamental to understand different transition processes experienced in order to discuss the complexity of these transitions according to Meleis' construct.
Palavras-chave: Adolescente
Prisioneiros
Teoria de enfermagem
Adolescents
Person deprived of liberty
Nursing theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: ALVES, Camila Aparecida de Oliveira. Transições vivenciadas por adolescentes em privação de liberdade: estudo convergente assistencial. 2025. 56 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15753
Data do documento: 28-mai-2024
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