00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A inclusão de uma aluna com deficiência visual na Universidade Estadual de Alagoas: um estudo de caso
Autor(es): Balbino, Elizete Santos
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Waléria de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Verçosa, Élcio de Gusmão
Resumo: A problemática da inclusão envolvendo a garantia de um ensino público, gratuito e de qualidade a todos os brasileiros e a todas as brasileiras, independentemente de suas características pessoais, culturais e sociais, tem se tornado evidente, sobretudo nas duas últimas décadas, e vem ocupando, cada vez mais, as agendas dos gestores e as lutas da sociedade civil organizada. Neste contexto, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a inclusão de uma aluna com deficiência visual na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa e foi desenvolvida através de um estudo de caso, com o uso de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Participaram deste estudo uma aluna com deficiência visual, doze colegas de turma e sete professores do Curso de Letras/Português do Campus I – Arapiraca, da UNEAL. Os resultados revelaram, entre outros aspectos, que apesar da proposta de uma educação inclusiva ser bem aceita pela comunidade acadêmica, não existia uma política de inclusão definida na Universidade. Como conseqüência disso, faltavam profissionais orientados para trabalhar com esses alunos com deficiência visual, bem como, materiais pedagógicos e estrutura física adequada. Foram percebidas ações isoladas que não dão conta de um atendimento que promova o acolhimento e o respeito às diferenças tão necessárias em toda a instituição que se preocupa em atender a todos os alunos, sejam eles com deficiência ou não, para que estes possam ter assegurados um ensino que contribua para a sua formação profissional. Os dados apontaram, ainda, para a necessidade de uma reflexão acerca da temática inclusão e de que muitas ações precisam ser discutidas e implementadas dentro da UNEAL. Portanto, a inclusão de alunos com deficiência visual é um desafio que a UNEAL precisa compreender, para que a inclusão aconteça no sentido de garantir não só o acesso desses alunos na educação superior, mas, também, sua permanência e formação com sucesso.
Abstract: The problem of inclusion involving the assurance of free and good public education to all Brazilians, regardless of their personal, cultural and social characteristics, has become evident, especially in the last two decades, and it has increasingly occupied the agendas of school managers and the struggles of civil society organizations. In this context, this study analyzes the inclusion of a visually impaired student at the State University of Alagoas (UNEAL). The methodological approach of the research is qualitative and it regards a case study, developed through questionnaires and semi-structured interviews, and which involves a visual impaired student, twelve of her classmates, and seven teachers of the undergraduate Course in Languages (Portuguese/Literature) of UNEAL, Campus I - Arapiraca. The results revealed, among other things, that although the proposal of na inclusive education is well accepted by the academic community, there is no defined inclusion policies in the institution. As a result, there are no trained professionals or appropriate teaching materials and physical infrastructure is inadequate to work with visual impaired students. Isolated actions were perceived, but they do not account for a service that promotes acceptance and respect for differences as needed at any institution that cares to serve all students, whether disabled or not, so that it can be assured to them an education that contributes to their professional training. The data also point to the need for a reflection on the theme of inclusion and that many actions need to be discussed and implemented within UNEAL. Therefore, the inclusion of visual impaired students is a challenge that needs to be understood by the UNEAL community, so that not only the access of these students to higher education is ensured, but also their permanence and their successful Professional training.
Palavras-chave: Inclusão educacional
Pessoas com deficiência
Deficiência visual
Ensino superior - Alagoas
Educação especial
Educational inclusion
People with disabilities
Visual impairment
Higher education - Alagoas
Special education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BALBINO, Elizete Santos. A inclusão de uma aluna com deficiência visual na Universidade Estadual de Alagoas: um estudo de caso. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15745
Data do documento: 20-dez-2010
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