00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15743
Tipo: Dissertação
Título: Do currículo concomitante ao currículo integrado: o caso de Satuba
Autor(es): Alencar, Adriana Carla Monteiro Valença de
Primeiro Orientador: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa sobre o currículo integrado desenvolvido no Instituto Federal de Educação – Campus Satuba, da cidade de Satuba – Alagoas. Trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico, desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, cuja problemática foi identificar como foi implantado o currículo integrado do curso técnico de nível médio do curso de Agropecuária. O desdobramento dessa problemática envolveu a análise da integração sobre o plano documental, sobre a ótica docente e seus possíveis obstáculos e implicações no aspecto institucional. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram docentes do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária e os gestores e técnicos em educação. Todos os envolvidos, participaram de forma voluntária. A análise curricular de integração foi baseada em Basil Bernstein (1996). Os objetivos foram identificar se as modificações que ocorreram no currículo têm favorecido o currículo integrado no Campus Satuba identificar qual a visão do/a professor/a e dos gestores sobre currículo integrado; identificar quais os possíveis entraves para implantação de um currículo integrado. A concepção de educação integrada presente no Documento Base referente a integração é que a educação geral se torne parte inseparável da educação profissional. A conclusão que cheguei é que na escola em questão há pouca ou nenhuma integração curricular.
Abstract: This work is an investigation of the integrated curriculum developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology City Satuba - Alagoas. This is a case study of ethnographic, developed through a qualitative approach, whose problem was to identify how we implemented the integrated curriculum technical level of the course of Agriculture. The unfolding of this problem involved the analysis of the integration plan over the documentary about the optics faculty and bottlenecks and their possible implications for the institutional aspect. The subjects who participated in the study were teachers of the Middle Level Technical Course in Farming and managers and technical education. Everyone involved participated voluntarily. The analysis of curriculum integration was based on Basil Bernstein (1996). The objectives were to identify whether the changes that occurred in the curriculum have favored an integrated curriculum in EAFS; identify what the vision of the teacher and from the managers about the integrated curriculum, identify the possible barriers to implementing na integrated curriculum. The concept of integrated education in this Background Document concerning integration is that general education will become an inseparable part of professional education. The conclusion I reached is that in this particular school to little or no integration.
Palavras-chave: Currículo integrado
Políticas públicas
Ensino técnico agropecuário
Ensino profissional - Satuba (AL)
Integrated curriculum
Public policies
Agricultural technical education
Professional education - Satuba (AL)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALENCAR, Adriana Carla Monteiro Valença de. Do currículo concomitante ao currículo integrado: o caso de Satuba. 2025. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15743
Data do documento: 25-nov-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Do currículo concomitante ao currículo integrado o caso de Satuba.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.