00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
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Tipo: Dissertação
Título: A construção do “habitus sociológico”: uma análise disposicionalista de Fernando Azevedo
Título(s) alternativo(s): The construction of the “sociological habitus”: a dispositionalist analysis of Fernando Azevedo
Autor(es): Tavares, Caio dos Santos
Primeiro Orientador: Bodart, Cristiano das Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Welkson Pires da
metadata.dc.contributor.referee2: Cigales, Marcelo Pinheiro
Resumo: A presente pesquisa tem por intenção compreender o que teria levado um agente social não graduado em Ciências Sociais a agir como um sociólogo, a saber: confeccionando obras didáticas, atuando na organização de obras, contribuindo para a criação de cursos de Ciênciais Sociais. A análise considera duas “dimensões” interdependentes: a estrutura social , disposições sociais e sua agência. Consideraremos que o senso prático sociológico de Azevedo é resultado da disposição incorporada em suas experiências profissionais socializadoras no interior dos campos sociais que estava imerso, bem como do contexto político e econômico favorável a sua ação. Compreender a estrutura social e os capitais simbólicos disputados nos fornecerá elementos para desvelar como se produziu um sociólogo, sem que este tenha se formado em Ciências Sociais ou Sociologia. Procuramos investigar as práticas do referido autor, os lugares que esteve inserido, as relações que manteve para entender as incorporações sociais, realizaremos nosso estudo a partir das perspectivas teórico-metodológicas alicerçadas em Pierre Bourdieu, nos aproximando de uma Sociologia disposicionalista. Para compreendermos o habitus que levou Fernando de Azevedo a agir como um sociológo nos parece ser condiçãosine qua non para identificar e entender sua posição no campo educacional e político. Para tanto, nos apropriaremos de outros trabalhos biográficos sobre esse autor (NASCIMENTO, 2012; VIESTEL, 2013) e coletaremos informações adicionais sobre sua trajetória, a partir de buscas sistematizadas na Hemeroteca Nacional Digital. O recorte temporal da nossa investigação dar-se em 1930, ano que assumiu a coordenação da biblioteca nacional, até 1940, ano da publicação do último manual de Sociologia. Nossa hipótese é que a lógica de funcionomaneto do campo educacional influênciou em sua ação como sociólogo; o que corrobora para a compreensão da história da Sociologia brasileira, e, em particular, da Sociologia escolar, uma vez que muitas de suas ações e obras foram relevantes para o processo de institucionalização da disciplina na primeira metade do século XX (NASCIMENTO, 2012).
Abstract: This research intends to understand what would have led a social agent not graduated in Social Sciences to act as a sociologist, namely: producing didactic works, participating in the organization of works, wanting to create courses in Social Sciences. The analysis considers two interdependent “dimensions”: the social structure, the social provisions and their agency. We will consider that Azevedo's practical sociological sense is the result of the disposition created in his socializing professional experiences within the social fields in which he was immersed, as well as the political and economic context favorable to his action. Understanding the social structure and the disputed symbolic symbols will provide us with elements to develop how a sociologist was produced, without having graduated in Social Sciences or Sociology. We triedto investigate the practices of that author, the places they were inserted, the relationships they maintained to understand the social incorporations, we will carry out our study from the theoretical-methodological perspectives based on Pierre Bourdieu, approaching a dispositional Sociology. In order to understand the habitus that led Fernando de Azevedo to act as a sociologist, it seems to us to be a sine qua non condition for identifying and understanding his position in the educational and political field. To do so, we will appropriate other biographical works about this author (NASCIMENTO, 2012; VIESTEL, 2013) and collect additional information about his trajectory, based on systematic searches in the Hemeroteca Nacional Digital. The time frame of our investigation takes place in 1930, the year he took over the coordination of the national library, until 1940, the year of publication of the last Sociology manual. Our hypothesis is that the operating logic of the educational field influenced his action as a sociologist; which corroborates the understanding of the history of Brazilian Sociology, and, in particular, of school Sociology, since many of its actions and works were relevant to the process of institutionalization of the discipline in the first half of the 20th century (NASCIMENTO, 2012).
Palavras-chave: Sociologia
Sociologia - Institucionalização
Sociologia educacional
Senso prático
Compêndios de Sociologia
Fernando de Azevedo
Institutionalization of sociology
School sociology
Practical sense
Fernando de Azevedo
Sociology compendiums
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: TAVARES, Caio dos Santos. A construção do “habitus sociológico”: uma análise disposicionalista de Fernando Azevedo. 2025. 71 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15740
Data do documento: 30-jun-2022
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