00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Celia Nonata da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1245637151421828pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, José Roberto-
dc.contributor.referee2Flores, Alberto Vivar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9585199674590388pt_BR
dc.creatorLino, Daniela da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-13T13:59:55Z-
dc.date.available2025-03-13-
dc.date.available2025-03-13T13:59:55Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationLINO, Daniela da Silva. Barroco na Europa: uma análise sobre sua influência na consciência coletiva no século XVII. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Ciências e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15738-
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze how the Baroque period was introduced into European historiography during the 17th century, based on José Antonio Maravall's ideas in "The Culture of the Baroque." It explores the influence and integration of this artistic movement within the historical context of the time and its contributions to the modern mentality. It's worth emphasizing that the Baroque era isn't merely about artistic or religious transformations but is deeply rooted in a complex social reality. Within this context, Baroque culture emerges as a mechanism of social control. It's an artistic and cultural expression that simultaneously offers an aesthetic and intellectual mechanism for maintaining established social order. Therefore, the Baroque was employed to regulate the energy and emotions of the population, as well as to direct human behaviors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBarrocopt_BR
dc.subjectIgrejas reformadaspt_BR
dc.subjectEuropapt_BR
dc.subjectBaroquept_BR
dc.subjectReligious reformpt_BR
dc.subjectEuropept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleBarroco na Europa: uma análise sobre sua influência na consciência coletiva no século XVIIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar como o Barroco foi introduzido na historiografia europeia durante o século XVII, com base no pensamento de José Antônio Maravall em "A Cultura do Barroco". Analisa-se a influência e a forma como esse movimento se integrou ao cenário histórico da época e suas contribuições para a mentalidade moderna. É válido ressaltar, que o barroco não se trata apenas de uma época de transformações artísticas ou religiosas, mas sim de uma realidade social complexa. Nesse contexto, a cultura barroca emerge como um mecanismo de controle social. Ela é uma expressão artística e cultural que, ao mesmo tempo, oferece um mecanismo estético e intelectual de controle como uma forma de manter a ordem social estabelecida. O Barroco, portanto, foi utilizado para controlar a energia e as emoções da população, além de dirigir os comportamentos humanos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barroco na Europa_uma análise sobre sua influência na consciência coletiva no século XVII.pdfBarroco na Europa: uma análise sobre sua influência na consciência coletiva no século XVII8.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.