00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Sueli Maria do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5733167820611338pt_BR
dc.contributor.referee1Lins, Maria Alcina Terto-
dc.contributor.referee2Barbosa, Mayra de Queiroz-
dc.creatorDias, Maria Rafaela Porfírio-
dc.date.accessioned2025-03-13T13:05:23Z-
dc.date.available2024-03-13-
dc.date.available2025-03-13T13:05:23Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationDIAS, Maria Rafaela Porfírio. Demandas sociais para a inserção do serviço social na rede pública de educação básica. 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15734-
dc.description.abstractWith the approval of Federal Law 13935, on December 11, 2019, all Brazilian states and municipalities must hire social work and psychology professionals for the public basic education network. The social demands that justify the inclusion of social workers in the public education network are the subject of scientific initiation research in which the author participated as a researcher, which supported the preparation of this course conclusion work. This monograph presents considerations regarding the institutional/school educational process, from the point of view of Marxist criticism, with the aim of understanding how education is instrumentalized for the reproduction of the working class and how the social worker can interfere in this logic, in order to , not only guarantee social rights, but, together with other professionals, contribute to the elevation of class consciousness, towards breaking subordination, with a view to human emancipation. It is assumed that social service in education can contribute to the development of critical awareness about the society to which we belong, as well as intervening in the direction of breaking capitalist logic. Bearing in mind what underpins education in the capitalist mode of production, a discussion of the work process was made with the purpose of conceiving education in the capitalist system and who it serves. To understand the mediations between social service and education, the particularities of the school organization in Brazil and the approaches to social service from the perspective of access to social rights are exposed here, considering the institutional requirements of the Brazilian educational system and the professional competences and exclusive attributions of the /a legally regulated social worker, as well as the daily social demands of students and their families and the school community as a whole. The current context of the work of social workers working within the state government and municipal governments and the challenges of implementing Federal Law 13935 in public education networks in the state of Alagoas are presented as a result of bibliographical and exploratory research carried out in the period from 2021 to 2022.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Social - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBrasil. Lei n. 13.935, de 11 de dezembro de 2019.pt_BR
dc.subjectSocial workpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectSocial demandspt_BR
dc.subjectFederal Law 13935pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleDemandas sociais para a inserção do serviço social na rede pública de educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom a aprovação da lei federal n° 13.935/2019, todos os estados e municípios brasileiros deverão contratar profissionais de Serviço Social e de Psicologia para a rede pública de ensino básico. As demandas sociais que justificam a inserção de assistentes sociais na rede pública de educação são objeto da pesquisa de iniciação científica da qual a autora participou como pesquisadora, que fundamentou a elaboração deste trabalho de conclusão de curso. Esta monografia apresenta considerações a respeito do processo educacional institucional/escolar, do ponto de vista da crítica marxista, com o objetivo de compreender como a educação é instrumentalizada para a reprodução da classe trabalhadora e como o/a assistente social pode interferir nessa lógica, a fim de, não somente garantir os direitos sociais, mas, junto a outros profissionais, contribuir para a elevação da consciência de classe, na direção do rompimento da subordinação, com vistas à emancipação humana. Entende-se que o Serviço Social na educação pode contribuir para o desenvolvimento de consciência crítica sobre a sociedade à qual pertencemos, bem como, pode intervir na direção do rompimento da lógica apitalista. Tendo em vista, o que fundamenta a educação no modo de produção capitalista foi feito uma discussão do processo de trabalho com a finalidade da concepção da educação no sistema capitalista e para quem ela serve. Para compreender as mediações entre Serviço Social e educação, são expostas, aqui, as particularidades da organização escolar no Brasil e as aproximações do Serviço Social na perspectiva do acesso aos direitos sociais, considerando as requisições institucionais do sistema educacional brasileiro e as competências profissionais e atribuições privativas do/a assistente social legalmente regulamentadas, bem como, as demandas sociais cotidianas de estudantes e de suas famílias e a comunidade escolar como um todo. O contexto atual da atuação de assistentes sociais lotados/as no âmbito do governo estadual e de governos municipais e os desafios da implementação da Lei Federal n° 13.935/2019 nas redes de educação pública no estado de Alagoas são apresentados como resultado da pesquisa bibliográfica e exploratória realizada no período de 2021 a 2022.pt_BR
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