00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.contributor.referee1Santo e Santos, Cirlene Jeane-
dc.contributor.referee2Calalzans, Denis Rocha-
dc.creatorRibeiro Neto, Manoel Batista-
dc.creatorBarbosa, Vaniele dos Santos Alves-
dc.date.accessioned2025-03-13T12:43:59Z-
dc.date.available2025-03-13-
dc.date.available2025-03-13T12:43:59Z-
dc.date.issued2024-08-05-
dc.identifier.citationRIBEIRO NETO, Manoel Batista; BARBOSA, Vaniele dos Santos Alves. Projeto fake news: uma ação do PRP geografia com alunos do ensino médio. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15733-
dc.description.abstractThe article describes a project developed by residents of the Geography program at the Federal University of Alagoas (UFAL) with 1st-year high school students, focused on raising awareness about Fake News. Structured over seven weeks, the project included activities such as debates, documentary screenings, and the use of digital platforms, addressing topics like the influence of algorithms and the importance of legislation, such as Bill No. 2.630/2020. The goal was to equip students with the skills to identify false information and promote responsible behavior when sharing content. Additionally, the article highlights the need for ongoing teacher training on disinformation, aiming for critical education. The culmination of the project involved sharing the activities with the school community, emphasizing the ethical use of social media.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectProjeto Educativopt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectEducational Projectpt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleProjeto fake news: uma ação do PRP geografia com alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta a realização do projeto desenvolvido por residentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com alunos do 1º ano do Ensino Médio, focado na conscientização sobre Fake News. Estruturado em sete semanas, o projeto incluiu atividades como debates, exibição de documentários e uso de plataformas digitais, abordando temas como a influência dos algoritmos e a importância da legislação, como o Projeto de Lei nº 2.630/2020. O objetivo foi instrumentalizar os alunos e desenvolver o senso crítico para a identificação de informações falsas, ajudando na promoção de uma postura responsável ao compartilhar conteúdo pela internet. Além disso, o artigo ressalta a necessidade de formação contínua para professores sobre desinformação, visando uma educação crítica. A culminância do projeto envolveu a socialização das atividades com a comunidade escolar, enfatizando o uso ético das redes sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto fake news uma ação do prp geografia com alunos do ensino médio.pdf502.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.