Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15712
Tipo: | Tese |
Título: | O devaneio como abertura: experiências de pensamento na educação infantil |
Autor(es): | Cunha Junior, Williams Nunes da |
Primeiro Orientador: | Menezes, Anderson de Alencar |
metadata.dc.contributor.referee1: | Anjos, Cleriston Izidro dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee3: | Salles, Conceição Gislane Nóbrega Lima de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Matos, Junot Cornélio |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender as potências educativas e filosóficas do devaneio, enquanto abertura, para experiências de pensamento na Educação Infantil. O devaneio é um conceito desenvolvido pelo filósofo Gaston Bachelard, na vertente estética de sua obra. O filósofo é conhecido pela dualidade de seu pensamento que permite aos seus comentadores dividi-lo em uma perspectiva diurna (científica) e uma perspectiva noturna (estética). Dessa forma, o pensador une razão e imaginação como potências de criação, de forma complementar, ainda que sejam entendidas como dimensões distintas, que não se confundem. Interessa-nos, de forma especial, a abordagem poética de seu pensamento, pois é nela que o filósofo trata do conceito de devaneio. O devaneio pode ser entendido como um estado ou movimento que põe o sujeito numa abertura para “desver” o mundo e observá-lo de outras formas, transformando as imagens e criando uma surrealidade. Num sistema educacional muitas vezes marcado por uma supremacia da razão e subalternização de outras formas de conhecimento, o devaneio pode contribuir para uma educação integral da criança, valorizando as manifestações da sua sensibilidade estética e lhe permita habitar outros mundos possíveis. A questão que nos inquieta é: o que o movimento de devaneio nos diz, nos faz pensar sobre as experiências de pensamento com crianças na Educação Infantil? O devaneio permite ir além do que já está posto, além de ser uma potência para garantir o direito das crianças de sonhar. O nosso estudo tem início com um pensamento sobre a infância, não de forma linear, histórica, mas sim, por meio da literatura, trazendo à discussão imagens literárias de infâncias para, num diálogo com observadores atentos das infâncias, como Kohan (2011), Noguera (2019), Friedmann (2020), Gobbi e Pinazza (2014), Mata (2014), Leal (2008), buscar novos sentidos e novas formas de dizer às infâncias e/ou ouvi-las inclusive, alargando o nosso entendimento para uma infância que está além do ser criança. Na sequência, ouvimos as vozes de outros pesquisadores sobre filosofia e infâncias, buscando em teses e dissertações produzidas, o que dizem sobre infâncias e filosofia, práticas de filosofia com crianças e experiências de pensamento. Em seguida, apresentamos o pensamento de Bachelard em suas duas vertentes, investigando, na dimensão poética de seu pensamento, o conceito de devaneio. A última parte de nosso estudo apresenta a metodologia por nós desenvolvida, apostando no próprio devaneio como caminho metodológico que se faz caminhando. Uma metodologia em devaneio nos ajuda a “desver o mundo” e ver de forma diferente. Ainda, apresentamos os passos de desenvolvimento de nossa pesquisa, com os seus resultados e o que a nossa escuta, no encontro com as infâncias, permitiu-nos ouvir. A nossa pesquisa foi realizada com crianças de 5 anos, da Educação Infantil, de uma escola pública, em Messias, um município do interior de Alagoas. |
Abstract: | The aim of this study is to understand the educational and philosophical potential of reverie as an opening for thought experiments in early childhood education. Daydreaming is a concept developed by the philosopher Gaston Bachelard, in the aesthetic aspect of his work. The philosopher is known for the duality of his thought, which allows his commentators to divide it into a diurnal (scientific) perspective and a nocturnal (aesthetic) perspective. In this way, the thinker unites reason and imagination as powers of creation, in a complementary way, even though they are understood as distinct dimensions that are not confused. We are particularly interested in the poetic approach to his thought, as it is here that the philosopher deals with the concept of reverie. Daydreaming can be understood as a state or movement that opens up the subject to "unsee" the world and observe it in other ways, transforming images and creating a surreality. In an educational system that is often marked by the supremacy of reason and the subordination of other forms of knowledge, daydreaming can contribute to an integral education for children, valuing the manifestations of their aesthetic sensibility and allowing them to inhabit other possible worlds. The question that concerns us is: what does the movement of reverie tell us, make us think about the experiences of thinking with children in Early Childhood Education? Daydreaming allows us to go beyond what is already in place, as well as being a means of guaranteeing children's right to dream. Our study begins by thinking about childhood, not in a linear, historical way, but through literature, bringing literary images of childhood to the discussion so that, in a dialog with attentive observers of childhood, such as Kohan (2011), Noguera (2019), Friedmann (2020), Gobbi and Pinazza (2014), Mata (2014), Leal (2008), we can seek new meanings and new ways of telling childhood and/or listening to it, broadening our understanding of a childhood that goes beyond being a child. Next, we listened to the voices of other researchers on philosophy and childhood, looking for theses and dissertations on childhood and philosophy, philosophy practices with children and thought experiences. Next, we present Bachelard's thought in its two strands, investigating the concept of reverie in the poetic dimension of his thought. The last part of our study presents the methodology we developed, relying on reverie itself as a methodological path that is made by walking. A methodology in reverie helps us to "unsee the world" and see it differently. In addition, we present the steps taken to develop our research, with its results and what our listening, in the encounter with childhood, allowed us to hear. Our research was carried out with five-year-olds in kindergarten at a public school in Messias, a municipality in the interior of Alagoas. Cette étude vise à comprendre les puissances éducatives et philosophiques du rêve éveillé, en tant qu'ouverture, pour des expériences de pensée dans l'Éducation Préscolaire. Le rêve éveillé est un concept développé par le philosophe Gaston Bachelard, dans la dimension esthétique de son œuvre. Le philosophe est connu pour la dualité de sa pensée qui permet à ses commentateurs de la diviser en une perspective diurne (scientifique) et une perspective nocturne (esthétique). Ainsi, le penseur unit raison et imagination comme puissances de création, de manière complémentaire, bien qu'elles soient comprises comme des dimensions distinctes, qui ne se confondent pas. Nous nous intéressons particulièrement à l'approche poétique de sa pensée, car c'est dans celle-ci que le philosophe aborde le concept de rêve éveillé. Le rêve éveillé peut être compris comme un état ou un mouvement qui met le sujet dans une ouverture pour « dé-voir » le monde et l'observer de manière différente, transformant les images et créant une surréalité. Dans un système éducatif souvent marqué par une suprématie de la raison et une subalternisation d'autres formes de connaissance, le rêve éveillé peut contribuer à une éducation intégrale de l'enfant, valorisant les manifestations de sa sensibilité esthétique et lui permettant d'habiter d'autres mondes possibles. La question qui nous préoccupe est: que nous dit le mouvement du rêve éveillé, et comment nous fait-il réfléchir sur les expériences de pensée avec les enfants dans l'Éducation Préscolaire? Le rêve éveillé permet d'aller au-delà de ce qui est déjà établi, tout en étant une puissance pour garantir le droit des enfants à rêver. Notre étude commence par une réflexion sur l'enfance, non de manière linéaire et historique, mais par la littérature, en apportant à la discussion des images littéraires de l'enfance pour, en dialogue avec des observateurs attentifs de l'enfance, tels que Kohan (2011), Noguera (2019), Friedmann (2020), Gobbi et Pinazza (2014), Mata (2014), Leal (2008), rechercher de nouveaux sens et de nouvelles façons de dire aux enfants et/ou de les écouter, élargissant ainsi notre compréhension d'une enfance qui va au-delà du simple fait d'être enfant. Ensuite, nous écoutons les voix d'autres chercheurs sur la philosophie et l'enfance, en cherchant dans des thèses et des dissertations produites ce qu'ils disent sur l'enfance et la philosophie, les pratiques philosophiques avec les enfants et les expériences de pensée. Nous présentons ensuite la pensée de Bachelard dans ses deux dimensions, en explorant, dans la dimension poétique de sa pensée, le concept de rêve éveillé. La dernière partie de notre étude présente la méthodologie que nous avons développée, misant sur le rêve éveillé comme chemin méthodologique qui se construit en marchant. Une méthodologie en rêve éveillé nous aide à « dé-voir le monde» et à voir différemment. Enfin, nous présentons les étapes du développement de notre recherche, avec ses résultats et ce que notre écoute, lors de la rencontre avec les enfants, nous a permis d'entendre. Notre recherche a été réalisée avec des enfants de 5 ans, en Éducation Préscolaire, dans une école publique à Messias, une commune du sud d'Alagoas, au Brésil. |
Palavras-chave: | Devaneio Educação infantil Bachelard, Gaston, 1884-1962 Childhood Daydreaming Thought experiments Enfances Rêverie Expériences de pensée |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | CUNHA JUNIOR, Williams Nunes da. O devaneio como abertura: experiências de pensamento na educação infantil. 2025. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15712 |
Data do documento: | 21-jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O devaneio como abertura_experiências de pensamento na educação infantil.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.