00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing ágil: a cocriação de valor entre consumidores e equipes de marketing no contexto da Lógica Dominante do Serviço
Título(s) alternativo(s): Agile marketing: the value co-creation between consumers and marketing teams in the context of the service-dominant logic
Autor(es): Melo, Maria Isabel Gomes de
Primeiro Orientador: Leão, Nilson Cibério de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro, Carlos André Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Milka Alves Correia
Resumo: As equipes de marketing das organizações estão, cada vez mais, em busca de humanizar a sua comunicação, a fim de torná-la mais ágil para que o feedback do cliente seja utilizado de forma estratégica para gerar valor através dos produtos e dos serviços ofertados. Dessa forma, muitas delas passaram a aplicar práticas ágeis nas suas rotinas. O objetivo deste trabalho é constatar a utilização do Marketing Ágil como uma ferramenta útil de cocriação de valor entre clientes e equipes de marketing no contexto da Lógica Dominante do Serviço (LDS). Essas duas abordagens estão integradas neste estudo exploratório, de abordagem qualitativa de análise de conteúdo, onde foram empregadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através de questionário autoaplicado. Para tratamento dos dados, foi utilizado o software QDA Miner Lite a fim de realizar a análise do conteúdo associada à análise estatística de frequência e gráficos. Os resultados demonstraram que: a aplicação das metodologias ágeis dentro das equipes de marketing gera benefícios diretos para as empresas, como o aumento da produtividade, a melhoria da comunicação interna e externa, a capacidade de ser data-driven e além disso contribui fortemente no processo de cocriação de valor defendido pela LDS. Vale ressaltar, que o tema ainda é pouco explorado no meio acadêmico e no âmbito empresarial, por isso, a principal contribuição deste estudo para os gestores é uma metodologia inovadora que convém ser explorada e disseminada, tanto para entender os impactos que as práticas ágeis têm em empresas de diversos setores de atuação, como para que gestores se guiem e desenvolvam a Cocriação de Valor (CCV) entre as suas equipes e os seus clientes. Para a academia, a contribuição foi a elaboração de uma framework com duas abordagens que, associadas, ampliam o foco de entendimento e aplicação no âmbito da cocriação de valor.
Abstract: The marketing teams are constantly trying to humanize their communication to make it more agile, so that customer feedback can be used strategically to generate value through the products and services offered. In this way, many started applying agile practices in their routines. This work aims to verify the use of Agile Marketing as a valuable tool for co-creating value between customers and marketing teams in Service-Dominant Logic (SDL). In this sense (considering the previous paragraph), this study is exploratory, with a qualitative content analysis approach, using bibliographic research and field research through a self-applied questionnaire. For data processing, the software used was QDA Miner Lite to perform the content analysis associated with the statistical analysis of frequency and graphs. The results showed that: the application of agile methodologies within marketing teams generates direct benefits for companies, such as increased productivity, improved internal and external communication, the ability to be data-driven, and, in addition, it contributes enormously to the co-creation of value defended by (SDL). It is worth mentioning that the topic is still little explored in academic and business environments. The main contribution of this study for managers is an innovative methodology that should be investigated and disseminated both to understand the impacts that agile practices have on companies from different sectors of activity, as well as for managers to guide and develop Value Co-creation (VCC) among their teams and their customers. For academia, the contribution was the development of a framework with two approaches that, together, broaden the focus of understanding and application in the context of value co-creation.
Palavras-chave: Marketing ágil
Cocriação de valor (marketing)
Lógica dominante do serviço (marketing)
Agile marketing
Value co-creation (marketing)
Service-dominant logic (marketing)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: MELO, Maria Isabel Gomes de. Marketing ágil: a cocriação de valor entre consumidores e equipes de marketing no contexto da Lógica Dominante do Serviço. 2025. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15698
Data do documento: 22-jul-2022
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