00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15680
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estresse psicológico entre estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa
Autor(es): Mendonça, Daiany Araujo dos Santos
Primeiro Orientador: Jorge, Jorgina Sales
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Givânya Bezerra de
metadata.dc.contributor.referee2: Belo, Flaviane Maria Pereira
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar as evidências científicas sobre a ocorrência de estresse psicológico entre estudantes de enfermagem no contexto acadêmico. Trata-se de uma revisão integrativa, baseada na análise de 13 artigos selecionados com base nos critérios de inclusão. Os estudos analisados incluíram delineamentos metodológicos predominantemente transversais, descritivas e exploratórias. A predominância foi de estudos realizados em instituições públicas, e o período mais produtivo correspondeu ao ano de 2020. Os resultados indicaram que os estudantes de enfermagem enfrentam níveis moderados de estresse, associados a fatores acadêmicos, logísticos e pessoais, como o impacto da “Formação Profissional” e dificuldades relacionadas à logística de estágios. Além disso, os efeitos do estresse sobre a saúde mental incluem prejuízos na qualidade do sono, o que pode impactar na qualidade da assistência em saúde prestada e no aumento nos níveis de ansiedade e depressão. O estudo conclui pela necessidade de intervenções institucionais que promovam suporte acadêmico e psicológico para mitigar os impactos do estresse e melhorar a qualidade de vida dos estudantes de enfermagem.
Abstract: This study aimed to identify the scientific evidence on the occurrence of psychological stress among nursing students in the academic context. It is an integrative review based on the analysis of 13 articles selected according to inclusion criteria. The analyzed studies predominantly included cross-sectional, descriptive, and exploratory methodological designs. Most studies were conducted in public institutions, and the most productive period corresponded to the year 2020. The results indicated that nursing students experience moderate levels of stress, associated with academic, logistical, and personal factors, such as the impact of "Professional Training" and difficulties related to internship logistics. Furthermore, the effects of stress on mental health include impaired sleep quality, which may impact the quality of healthcare provided and lead to increased levels of anxiety and depression. The study concludes that institutional interventions promoting academic and psychological support are necessary to mitigate the impacts of stress and improve the quality of life of nursing students.
Palavras-chave: Estresse psicológico
Estudantes de enfermagem
Saúde mental
Psychological stress
Nursing students
Mental health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem - Bacharelado
Citação: MENDONÇA, Daiany Araújo dos Santos. Estresse psicológico entre estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15680
Data do documento: 3-fev-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daiany Araujo dos Santos Mendonça.pdf
  Until 2026-03-07
706.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.