Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15680
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estresse psicológico entre estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Mendonça, Daiany Araujo dos Santos |
Primeiro Orientador: | Jorge, Jorgina Sales |
metadata.dc.contributor.referee1: | Melo, Givânya Bezerra de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Belo, Flaviane Maria Pereira |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar as evidências científicas sobre a ocorrência de estresse psicológico entre estudantes de enfermagem no contexto acadêmico. Trata-se de uma revisão integrativa, baseada na análise de 13 artigos selecionados com base nos critérios de inclusão. Os estudos analisados incluíram delineamentos metodológicos predominantemente transversais, descritivas e exploratórias. A predominância foi de estudos realizados em instituições públicas, e o período mais produtivo correspondeu ao ano de 2020. Os resultados indicaram que os estudantes de enfermagem enfrentam níveis moderados de estresse, associados a fatores acadêmicos, logísticos e pessoais, como o impacto da “Formação Profissional” e dificuldades relacionadas à logística de estágios. Além disso, os efeitos do estresse sobre a saúde mental incluem prejuízos na qualidade do sono, o que pode impactar na qualidade da assistência em saúde prestada e no aumento nos níveis de ansiedade e depressão. O estudo conclui pela necessidade de intervenções institucionais que promovam suporte acadêmico e psicológico para mitigar os impactos do estresse e melhorar a qualidade de vida dos estudantes de enfermagem. |
Abstract: | This study aimed to identify the scientific evidence on the occurrence of psychological stress among nursing students in the academic context. It is an integrative review based on the analysis of 13 articles selected according to inclusion criteria. The analyzed studies predominantly included cross-sectional, descriptive, and exploratory methodological designs. Most studies were conducted in public institutions, and the most productive period corresponded to the year 2020. The results indicated that nursing students experience moderate levels of stress, associated with academic, logistical, and personal factors, such as the impact of "Professional Training" and difficulties related to internship logistics. Furthermore, the effects of stress on mental health include impaired sleep quality, which may impact the quality of healthcare provided and lead to increased levels of anxiety and depression. The study concludes that institutional interventions promoting academic and psychological support are necessary to mitigate the impacts of stress and improve the quality of life of nursing students. |
Palavras-chave: | Estresse psicológico Estudantes de enfermagem Saúde mental Psychological stress Nursing students Mental health |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Enfermagem - Bacharelado |
Citação: | MENDONÇA, Daiany Araújo dos Santos. Estresse psicológico entre estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15680 |
Data do documento: | 3-fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daiany Araujo dos Santos Mendonça.pdf Until 2026-03-07 | 706.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.