00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O setor bancário e o uso da economia comportamental para a tomada de decisão
Título(s) alternativo(s): The banking sector and the use of behavioral economics for Decision making
Autor(es): Xavier, Bárbara da Silva
Primeiro Orientador: Maurício, Cleydner Marques de Magalhães
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Keuler Hissa
metadata.dc.contributor.referee2: Antunes, Verônica Nascimento Brito
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a relação da Economia Comportamental na tomada de decisão pelas instituições bancárias, do ponto de vista das ciências econômicas. O método adotado na pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, utilizando-se consultas dados contidos na literatura voltada à economia que trata da Economia Comportamental no setor bancário. Para isso, as bibliografias foram extraídas das bases de dados como, Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), como também consultas nas plataformas digitais (on-line), tais como: Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e revistas eletrônicas. A economia comportamental é ideal para dar subsídio às instituições bancárias quando se trata de tomada de decisão, e ao longo do tempo fornece novos conceitos de solução em interações estratégicas antecipadamente. Nesta senda, a economia comportamental, fornece às ciências econômicas uma teoria relativamente nova capaz de explicar as evidências emergentes que são refutáveis e baseadas em princípios psicológicos empiricamente robustos associados. Observou-se que, a informação tem de estar alinhada às práticas do consumidor, em uma instituição, financeira, como os bancos, as informações têm de estar conexas às suas diretrizes e, a partir daí, inicia-se o processo para a tomada de decisão. Por fim, conclui-se que economia comportamental é uma ferramenta que pode dá subsídios às instituições financeiras a compreender como os clientes se comportam e como devem se planejar para tomar as decisões baseado nos princípios da economia comportamental.
Abstract: The objective of the present work is to analyze, by means of a literature review, the relationship of Behavioral Economics in decision making by banking institutions, from the point of view of economic sciences. The method adopted in the research is exploratory and descriptive in nature, using queries contained in the literature focused on economics that deals with Behavioral Economics in the banking sector. For this, the bibliographies were extracted from databases such as Google Scholar, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Scholar, as well as consultations on digital platforms (online), such as the Brazilian Association of Banks (ABBC), and electronic journals that deal with the context addressed in this research paper. Behavioral economics is ideal to provide subsidies to banking institutions when it comes to decision making, and over time provides new concepts for solutions in strategic interactions in advance. In this vein, behavioral economics, provides the economic sciences with a relatively new theory capable of explaining emerging evidence that is refutable and based on empirically robust psychological principles associated. In summary, it was observed, that information has to be aligned with consumer practices, in a financial institution such as banks, the information has to be connected to the bank's guidelines, products to offer, from there, the process for decision making begins. Finally, it is concluded that behavioral economics is a tool that can give financial institutions subsidies to understand how customers behave and how they should plan to make decisions based on the principles of behavioral economics.
Palavras-chave: Economia comportamental
Setor bancário
Tomada de decisão
Behavioral economics
Banking sector
Decision making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Econômicas - Bacharelado
Citação: XAVIER, Bárbara da Silva. O setor bancário e o uso da economia comportamental para a tomada de decisão. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15665
Data do documento: 13-jul-2022
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