00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15661
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Química forense: uma ferramenta motivadora para a ampliação do conhecimento de química e conscientização ambiental
Autor(es): Felix, Aline Gonçalves
Primeiro Orientador: Martins, Thatiane Veríssimo dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
Resumo: A situação atual do ensino de Química varia conforme o contexto de cada região e condições socioeconômicas. Desafios comuns incluem abordagens pedagógicas convencionais, acesso à tecnologia, interdisciplinaridade, contextualização, equidade e formação qualificada dos professores. Este último desempenha um papel crucial na sala de aula, influenciando diretamente a experiência educacional dos alunos. A busca por uma abordagem educacional inovadora e eficaz é necessária para promover a transmissão de conhecimento e a conscientização em temas importantes. Nesse contexto, o ensino de Química com enfoque ambiental emerge como uma ferramenta motivadora para promover a consciência ambiental e o desenvolvimento de habilidades investigativas. O presente trabalho traz uma abordagem didática inovadora que integra técnicas de investigação forense e conhecimentos científicos na área ambiental, visando promover uma aprendizagem ativa, significativa e interdisciplinar para os alunos, enquanto estimula a consciência ambiental e o engajamento com questões socioambientais. Para chegar em tal objetivo, foi aplicada a metodologia de ensino por investigação pelo método de Estudo de Caso (EC). Metodologias escolhidas, pois, frequentemente é considerada um método eficaz de ensino para o ensino médio por promover o engajamento dos alunos. Foi aplicado dois questionários para saber o nível dos estudantes, em seguida foi feito o estudo de caso e por fim os mesmos questionários foram aplicados novamente visando a comparação das respostas. Os resultados mostraram que após a atividade houve um aumento no acerto das respostas de 24% para 66% mostrando que na turma do 3° ano a atividade teve uma eficiência de 42%. O resultado positivo acompanhou o questionário 2, onde houve um aumento de 26% nos acertos das questões. Para a turma do 2° ano o questionário 1 teve um aumento de 23% nas respostas certas A dinâmica permitiu que os alunos recordassem conceitos anteriores e discutissem entre si a execução dos experimentos, destacando a importância do diálogo no aprendizado. Além disso, no questionário 2 os resultados das respostas não tiveram variações. As conclusões deste trabalho extrapolam os limites da sala de aula, fornecendo aos alunos conhecimento científico prático de forma acessível, desmistificando a ideia de dificuldade na disciplina de Química e capacitando-os a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
Abstract: The current situation of Chemistry teaching varies depending on the context of each region and socioeconomic conditions. Common challenges include conventional pedagogical approaches, access to technology, interdisciplinary, contextualization, equity and qualified teacher training. The latter plays a crucial role in the classroom, directly influencing students' educational experience. The search for an innovative and effective educational approach is necessary to promote the transmission of knowledge and awareness on important topics. In this context, teaching Chemistry with an environmental focus emerges as a motivating tool to promote environmental awareness and the development of investigative skills. This work brings an innovative didactic approach that integrates forensic investigation techniques and scientific knowledge in the environmental area, aiming to promote active, meaningful and interdisciplinary learning for students, while stimulating environmental awareness and engagement with socio-environmental issues. To achieve this objective, the research teaching methodology was applied using the Case Study (CE) method. Methodologies chosen because it is often considered an effective teaching method for high school as it promotes student engagement. Two questionnaires were applied to find out the students' level, then the case study was carried out and finally the same questionnaires were applied again to compare the answers. The results showed that after the activity there was an increase in correct answers from 24% to 66%, showing that in the 3rd year class the activity was 42% efficient. The positive result followed questionnaire 2, where there was a 26% increase in the correct answers to the questions. For the 2nd year class, questionnaire 1 had a 23% increase in correct answers. The dynamic allowed students to recall previous concepts and discuss the execution of experiments among themselves, highlighting the importance of dialogue in learning. Furthermore, in questionnaire 2 the results of the responses did not vary. The conclusions of this work go beyond the limits of the classroom, providing students with practical scientific knowledge in an accessible way, demystifying the idea of difficulty in the Chemistry discipline and enabling them to become agents of change in their communities.
Palavras-chave: Estudo de caso
Química ambiental
Química legal
Interdisciplinaridade
Case study
Environmental chemistry
Forensic chemistry
Interdisciplinarity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química- Licenciatura
Citação: FELIX, Aline Gonçalves. Química forense: uma ferramenta motivadora para a ampliação do conhecimento de química e conscientização ambiental. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15661
Data do documento: 10-mai-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.