00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15659
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Saberes da experiência de um estudante em transição de gênero na formação em educação física: uma narração autobiográfica
Autor(es): Silva, Thomas Noah Tysaj da Conceição
Primeiro Orientador: Santos, Silvan Menezes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Junqueira, Telma Low Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Soraya Dayanna Guimarães
Resumo: A partir da necessidade que a Educação Física tem em incorporar e acolher as diversidades corporais e de gênero na formação inicial de professores, desenvolvi esse estudo de formato autobiográfico, trazendo a narrativa da minha vivência enquanto homem Trans durante os sete anos dentro do curso de graduação em Educação Física Licenciatura, a fim de trazer uma reflexão profunda sobre as violências e exclusões que sofri nos espaços educacionais e dentro do Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas. Assim, estabeleci como objetivo deste estudo compreender as experiências vividas e os saberes produzidos por um estudante em transição de gênero em um curso de formação de professores em EF da UFAL. Organizei as discussões daquilo que entendi como achados deste estudo nos seguintes tópicos: 1) Formação docente em Educação Física e Transgeneridade; em que trago o fato da não predominância, no curso de Educação Física, da formação política dos professores, o que impacta diretamente nas relações sociais e culturais, tornando ainda mais fraco o debate e o saber lidar com questões de gênero e pessoas Trans; 2) Transição de gênero e sociedade; tema em que reflito sobre os aspectos da transição para além de mim, incluindo também as pessoas ao meu redor nesse processo, e afirmo a importância da escuta ativa das histórias de vidas de pessoas Trans como fontes de informações e saberes; 3) Acessibilidade Sistêmica e Estrutural; no qual destaco a importância da construção de aulas e espaços seguros e acolhedores que permitam a inclusão efetiva de pessoas Trans dentro do curso de EF e do IEFE; e 4) Identidade a partir da diáspora; tópico em que ressalto os saberes e a formação da minha identidade a partir das narrativas e vivências que tive durante minha graduação em EF. Como caráter conclusivo (ou não) deste trabalho, entendi por necessário produzir mais do que sinalizações, reflexões ou considerações acerca da minha experiência universitária e de formação docente. Compreendi como fundamental manifestar proposições em prol de imediatas revoluções sociais, educacionais e políticas como forma de tornar o mundo um lugar de direito de todas/os, especialmente das pessoas Trans.
Abstract: From the need that Physical Education has to incorporate and welcome bodily and gender diversities in the initial training of teachers, I developed this study of autobiographical format, bringing the narrative of my experience as a Trans man during the seven years within the undergraduate course in Physical Education in order to bring a deep reflection on the violence and exclusions I suffered in the educational spaces and within the Institute of Physical Education and Sport of the Federal University of Alagoas. Thus, I established as the objective of this study to understand the experiences lived and the knowledge produced by a student in gender transition in a teacher training course in EF at UFAL. I organized the discussions of what I understood as findings of this study on the following topics: 1) Teacher training in Physical Education and Transgenerity; in which I bring the fact of the non-dominance, in the Physical Education course, of the political training of teachers, which directly impacts on social and cultural relations, making the debate and knowing how to deal with gender issues and Trans people even weaker; 2) Transition of gender and society; theme in which I reflect on the aspects of the transition beyond me, also including the people around me in this process, and I affirm the importance of listening Active of the stories of the lives of Trans people as sources of information and knowledge; 3) Systemic and Structural Accessibility; in which I emphasize the importance of the construction of safe and welcoming classes and spaces that allow the effective inclusion of Trans people within the PE and IEFE course; and 4) Identity from the diaspora; topic in which I emphasize the knowledge and the formation of my identity from the narratives and experiences I had during my graduation in PE. As a conclusive character (or not) of this work, I understood it necessary to produce more than signs, reflections or considerations about my university experience and teacher training. I understood it as fundamental to express propositions in favor of immediate social, educational and political revolutions as a way to make the world a place of law for all, especially Trans people.
Palavras-chave: Educação física
Homem trans
Formação de professores
Physical education
Teaching training
Trans man
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: SILVA, Thomas Noah Tysaj da Conceição. Saberes da experiência de um estudante em transição de gênero na formação em educação física: uma narração autobiográfica. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15659
Data do documento: 26-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.