Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15647
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Processo educativo na Guiné-Bissau no período pós-colonial: as contribuições educacionais e de ciências para reconstrução da identidade nacional |
Autor(es): | Nanque, Ebreu |
Primeiro Orientador: | Rosa, Giana Raquel |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bastos, Leonora Tavares |
Resumo: | A educação, seja da natureza formal, não formal ou informal, é indispensável para formação social, sobretudo porque ensina a criar e recriar as crenças e identidades socioculturais próprias, na qual estimula a sociedade a construir sua cultura e desenvolver pensamento crítico e coletivo. A colonização e a exploração portuguesa na Guiné-Bissau, tiveram uma resposta desencadeada pelo movimento revolucionário, isto é, Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e sociedade em geral mediante a resistência cultural e política educativa para manutenção dos valores nacionais e o progresso do país. O projeto da libertação nacional é vinculado à educação e na unidade entre diversos grupos étnicos, como forma da transformação e emancipação social contra o jugo colonial. A concepção de educação de Paulo Freire está imbricada com o processo da reconstrução nacional guineense, uma vez que demanda ação coletiva e envolvimento de toda classe social, sobretudo para combater a realidade marcada pela desigualdade social. O desenvolvimento desta pesquisa, buscou responder: Quais as contribuições da educação e do ensino de ciências, baseadas no pensamento crítico de Paulo Freire, trouxeram para a transformação e na conscientização social com vista na reconstrução da identidade nacional na Guiné-Bissau? O trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e documental, que possibilitou compreender as contribuições que a educação e o processo de ensino de ciências na perspectiva de Paulo Freire trouxeram para a reconstrução da identidade nacional, a formação do cidadão crítico e a transformação social na Guiné-Bissau no período pós-colonial. Percebemos que a educação e a ciências contribuíram para desconstrução da cultura discriminatória europeia e reconstrução da identidade guineense, principalmente na “reafricanização das mentes” e o respeito à sociedade e cultura do país. Mesmo assim, constatou-se que, apesar de grandes esforços desencadeados para resgate da identidade nacional e cultural por meio das políticas educacionais, ainda existe forte influência da cultura e padrão de vida europeu na sociedade guineense, resultante do invasão e colonialismo português, e a superação desta situação demanda ação coletiva e políticas educativas consistentes. |
Abstract: | Education, whether formal, non-formal or informal, is essential for social formation, especially because it teaches how to create and recreate one's own sociocultural beliefs and identities, which encourages society to build its culture and develop critical and collective thinking. Portuguese colonization and exploration in Guinea-Bissau had a response triggered by the revolutionary movement, that is, the African Party for the Independence of Guinea and Cape Verde (PAIGC) and society in general through cultural resistance and educational policy to maintain national values and the country's progress. The national liberation project is linked to education and unity between different ethnic groups, as a form of social transformation and emancipation against the colonial yoke. Paulo Freire's conception of education is intertwined with the process of Guinean national reconstruction, as it demands collective action and involvement from the entire social class, especially to combat the reality marked by social inequality. The development of this research sought to answer: What contributions did education and science teaching, based on Paulo Freire's critical thinking, bring to transformation and social awareness with a view to reconstructing national identity in Guinea-Bissau? The work consists of bibliographic and documentary research, which made it possible to understand the contributions that education and the science teaching process from Paulo Freire's perspective brought to the reconstruction of national identity, the formation of critical citizens and social transformation in Guinea-Bissau in the post-colonial period. We realize that education and science contributed to the deconstruction of discriminatory European culture and the reconstruction of Guinean identity, mainly in the “re-Africanization of minds” and respect for the country's society and culture. Even so, it was found that, despite great efforts made to rescue national and cultural identity through educational policies, there is still a strong influence of European culture and standard of living in Guinean society, resulting from the Portuguese invasion and colonialism, and the Overcoming this situation demands collective action and consistent educational policies. |
Palavras-chave: | Educação - Guiné-Bissau Colonialismo Pós-colonialismo Identidade Nacional - Reconstrução Ensino de ciências Education in Guinea-Bissau Colonialism Postcolonial perspective Reconstruction of National identity Science teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | NANQUE, Ebreu. Processo educativo na Guiné-Bissau no período pós-colonial: as contribuições educacionais e de ciências para reconstrução da identidade nacional. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15647 |
Data do documento: | 27-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processo educativo na Guiné-Bissau no período pós-colonial_as contribuições educacionais e de ciências para reconstrução da identidade nacional.pdf | Processo educativo na Guiné-Bissau no período pós-colonial: as contribuições educacionais e de ciências para reconstrução da identidade nacional | 962.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.