00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desastres naturais e seus impactos no desenvolvimento infantil na primeira infância: revisão integrativa
Autor(es): Vicente, Rafaella de Oliveira
Primeiro Orientador: Vieira, Ana Carolina Santana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Ana Mirelle dos
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Ana Flávia Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Raimundo, Adrielly Cristina de Lima
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar, na literatura científica, os impactos dos desastres naturais no desenvolvimento infantil durante a primeira infância. Para tal, foi conduzida uma revisão integrativa utilizando as bases de dados PubMed® e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Inicialmente, foram identificados 86 artigos. Contudo, aplicaram-se critérios de inclusão que exigiam textos completos, disponíveis gratuitamente nos idiomas português, inglês ou espanhol, publicados entre 2019 e 2024 e que respondessem à questão norteadora. Após essa triagem, 15 artigos foram selecionados para compor a análise. Os resultados evidenciam que os desastres naturais afetam o desenvolvimento infantil em múltiplas dimensões. Entre os principais prejuízos observados estão comprometimentos no desenvolvimento motor, transtornos emocionais e psicológicos, como depressão e ansiedade, insegurança alimentar e aumento na incidência de doenças infecciosas. Além disso, o estudo destacou a necessidade de intervenções precoces e estratégias específicas nos âmbitos da saúde, educação e apoio psicossocial para mitigar os impactos negativos sobre as crianças. Constatou-se que os desastres naturais comprometem de forma ampla e significativa o desenvolvimento infantil, demandando uma abordagem intersetorial que integre saúde, educação e suporte social. Portanto, a implementação de políticas públicas eficazes é indispensável para proteger as crianças, com foco em minimizar os impactos adversos e fomentar a resiliência. Medidas como a criação de redes de apoio, capacitação de profissionais e o desenvolvimento de programas direcionados são fundamentais para reduzir os danos e promover o bem-estar das crianças em contextos de crise.
Abstract: This study aims to analyze the impacts of natural disasters on child development during early childhood in the scientific literature. To this end, an integrative review was conducted using the PubMed® and Virtual Health Library (VHL) databases. Initially, 86 articles were identified. However, inclusion criteria were applied that required full texts, freely available in Portuguese, English or Spanish, published between 2019 and 2024 and that answered the guiding question. After this screening, 15 articles were selected to compose the analysis. The results show that natural disasters affect child development in multiple dimensions. Among the main losses observed are impairments in motor development, emotional and psychological disorders, such as depression and anxiety, food insecurity and an increase in the incidence of infectious diseases. Furthermore, the study highlighted the need for early interventions and specific strategies in the areas of health, education and psychosocial support to mitigate the negative impacts on children. It was found that natural disasters have a broad and significant impact on child development, requiring an intersectoral approach that integrates health, education and social support. Therefore, the implementation of effective public policies is essential to protect children, with a focus on minimizing adverse impacts and fostering resilience. Measures such as creating support networks, training professionals and developing targeted programs are essential to reduce harm and promote the well-being of children in crisis contexts.
Palavras-chave: Desastres Naturais
Desenvolvimento infantil
Primeira Infância
Natural Disasters
Child development
Early Childhood
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem - Bacharelado
Citação: VICENTE, Rafaella de Oliveira. Desastres naturais e seus impactos no desenvolvimento infantil na primeira infância: revisão integrativa. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15636
Data do documento: 18-fev-2025
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