Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15619
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aplicação de learning analytics para fomentar a autorregulação da aprendizagem na educação híbrida |
Autor(es): | Lima, João Victor Falcão Santos |
Primeiro Orientador: | Paiva, Ranilson Oscar Araújo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Araujo, André Magno Costa de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pimentel, Bruno Almeida |
Resumo: | A Educação Híbrida é uma modalidade pedagógica que combina os ambientes presencial e online e vem ganhando bastante atenção nos últimos anos. Entre seus benefícios, há mais autonomia e flexibilidade para os estudantes; em contrapartida, eles precisam de habilidades de autorregulação da aprendizagem para planejar e cumprir as atividades necessárias. Além disso, existem evidências que indicam uma correlação positiva entre o desenvolvimento destas habilidades e o desempenho obtido pelo estudante. Portanto, o presente estudo propõe o uso de intervenções de Learning Analytics para fomentar a autorregulação da aprendizagem na educação híbrida. Foi desenvolvido um painel de bordo (dashboard) com visualizações de dados e recomendações relacionadas à aprendizagem autorregulada na educação híbrida. Um experimento foi conduzido para avaliar as habilidades de autorregulação de estudantes em uma disciplina de graduação na modalidade híbrida através do instrumento Online Self-Regulated Learning Questionnaire (OSLQ) e também coletar suas percepções acerca do uso do dashboard proposto. Os resultados sugerem percepções positivas sobre o painel de bordo desenvolvido, especialmente com o reconhecimento de sua utilidade para apoiar as etapas envolvidas no processo de autorregulação da aprendizagem. |
Abstract: | Blended Learning is an educational modality that combines face-to-face and online environments and has been gaining attention in recent years. Among its benefits, there is more autonomy and flexibility for students; conversely, they need self-regulated learning skills to plan and carry out necessary activities. Furthermore, there is evidence that indicates a positive correlation between the development of these skills and student’s academic performance. Therefore, the present study proposes the use of Learning Analytics interventions to encourage self-regulated learning in blended learning. A dashboard was developed with data visualizations and recommendations related to self-regulated learning in blended learning. An experiment was conducted to evaluate the self-regulation skills of students in a blended undergraduate course using the Online Self-Regulated Learning Questionnaire (OSLQ) and also collect their perceptions regarding the use of the proposed dashboard. The results suggest positive perceptions about the developed dashboard, especially with the recognition of its usefulness in supporting the steps involved in self-regulated learning process. |
Palavras-chave: | Educação híbrida Autorregulação da aprendizagem Learning Analytics Dashboard Self-regulated learning Blended learning OSLQ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências da Computação - Bacharelado |
Citação: | LIMA, João Victor Falcão Santos. Aplicação de learning analytics para fomentar a autorregulação da aprendizagem na educação híbrida. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15619 |
Data do documento: | 12-jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aplicação de learning analytics para fomentar a autorregulação da aprendizagem na educação híbrida.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.