00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee1Falcão, Nivaneide Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7278647844201903pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Poliane Camila Lima dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6744908712484714pt_BR
dc.creatorSilva, Andressa Rocha Almeida da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1188823534053977pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-24T14:23:05Z-
dc.date.available2025-02-24-
dc.date.available2025-02-24T14:23:05Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.citationSILVA, Andressa Rocha Almeida da. A utilização da gamificação nas aulas de geografia. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15587-
dc.description.abstractStudents are constantly involved with new changes in their lives, technology is clearly present to those who have access. In this context, education has a crucial role in seeking to use means present in their routines as a form of teaching aid. Gamification, as it contains game elements in various activities, becomes interesting for young audiences. Thus, the present work aimed to analyze the application of Gamification in Geography classes in Elementary School II classes. The research has an exploratory character, whose methodology corresponded to a survey of theoretical references and application of gamification in geography classes, with an emphasis on globalization content, and at the end of the activity, questionnaires were answered by the students regarding the gamified action developed, involving the coordination and the geography teacher responsible for the classes. As a result, it was found that gamification managed to contribute significantly to the teaching of geography, involving more active participation from students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectGlobalizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA utilização da gamificação nas aulas de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs alunos estão envolvidos constantemente com novas mudanças em suas vidas, a tecnologia está presente de forma evidente aos que possuem acesso. Nesse contexto, a educação tem um papel crucial em buscar se utilizar de meios presentes em suas rotinas como forma de auxílio ao ensino. A gamificação, por conter elementos de jogos em atividades diversas, se tornam interessantes para o público jovem. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar a aplicação da Gamificação nas aulas de Geografia em turmas do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem um caráter exploratório, cuja metodologia correspondeu a um levantamento de referencial teórico e aplicação da gamificação nas aulas de geografia, com ênfase no conteúdo de globalização, e ao final da atividade foi respondido questionários pelos alunos referente a ação gamificada desenvolvida, envolvendo a coordenação e a professora de geografia responsável pelas turmas. Como resultado, constatou-se que a gamificação conseguiu contribuir de forma significativa ao ensino de geografia, envolvendo a participação mais ativa dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização da gamificação nas aulas de geografia.pdfA utilização da gamificação nas aulas de geografia1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.