00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15570
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ciclagem de nutrientes por plantas de cobertura de solo em sistemas intensivo de produção de silagem
Autor(es): Silva, José Douglas Bezerra da
Primeiro Orientador: Oliveira, Mauro Wagner de
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Reinaldo de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Terezinha Bezerra Albino
Resumo: No presente estudo avaliou-se o acúmulo de matéria seca e ciclagem de nutrientes por plantas de cobertura de solo em sistemas intensivo de produção de milho, destinado à ensilagem. O estudo foi conduzido em um solo de textura média, no município de Mercês, Zona da Mata Mineira. No início de outubro, logo após as primeiras chuvas, foi instalado o estudo, constituído por cinco plantas de cobertura de solo, mas um tratamento testemunha (vegetação da área de pousio). Foram utilizadas como plantas de cobertura de solo: braquiária brizantha, braquiária ruziziensis, crotalária juncea, feijão de porco e mucuna-preta. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com cinco repetições. No início de fevereiro do ano subsequente à semeadura, foram avaliados os acúmulos de matéria seca e de nutrientes na parte aérea das plantas de cobertura e nas plantas da parcela pousio. Houve efeito significativo a 0,1% para plantas de cobertura do solo sobre o acúmulo de matéria seca e de nutrientes. Os valores médios para os acúmulos de matéria seca na biomassa aérea das plantas foram 19,88;18,06; 16,38; 9,66; 8,96 e 4,26 t ha-1 , respectivamente, para braquiária brizantha, crotalária juncea, braquiária ruziziensis, feijão de porco, mucuna preta e vegetação da área de pousio. Em relação ao acúmulo de nutrientes na biomassa da parte aérea das plantas de cobertura, houve destaque para a crotalária juncea e para as braquiárias brizantha e ruziziensis. O maior acúmulo de nitrogênio foi observado na crotalária juncea, 343 kg ha-1 , seguido do feijão de porco: 269 kg ha-1 . Para as braquiárias brizantha e ruziziensis constatou-se acúmulo de N de 247 e 216 kg ha- 1 , respectivamente. A braquiária brizantha foi a planta que mais acumulou fósforo e potássio, com valores médios de 39 e 362 kg ha-1. Nas plantas da área de pousio foram constatados os menores valores de acúmulos de nutrientes. Para o N, P e K estes valores médios foram respectivamente de 42; 9,0 e 62 kg ha-1. Assim, as plantas de cobertura de solo de maior potencial de formação de palhada e ciclagem de nutrientes foram as braquiárias, brizantha e ruziziensis, e a crotalária juncea. Palavras chaves: Alimentação de ruminantes, Gerenciamento da produção, Semeadura direta, Sistemas de produção.
Palavras-chave: Alimentação de ruminantes
Gerenciamento da produção
Semeadura direta
Sistemas de produção
Silagem - Produção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia - Bacharelado
Citação: SILVA, José Douglas Bezerra da. Ciclagem de nutrientes por plantas de cobertura de solo em sistemas intensivo de produção de silagem. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15570
Data do documento: 1-ago-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ciclagem de nutrientes por plantas de cobertura de solo em sistemas intensivo de produção de silagem.pdf620.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.