00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão da inadimplência nos serviços educacionais: uma análise da literatura acerca do período pré e pós pandemia
Autor(es): Silva, Allana Cristiane Nery da Penha
Primeiro Orientador: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Edilson dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Lucas Silva de
Resumo: Com aumento da competição global, as empresas se esforçam para consolidar-se no mercado mediante a variedade de produtos e concorrentes, para isso, deve-se manter a competitividade, no entanto, o mundo vivenciou um momento crítico derivado da pandemia do Covid-19 que se espalhou rapidamente, gerou uma crise econômica, política e social, demandando urgência em soluções. Assim, surgiu o questionamento: Houve aumento de inadimplência nos serviços educacionais no período pré e pós pandemia? O Objetivo geral foi analisar o índice de ocorrência de inadimplência nos serviços educacionais. E os específicos, foram abordar as principais dificuldades encontradas e as soluções adotadas; descrever os achados da pesquisa no período correlacionado pré e pós pandemia entre 2020-2023; e elencar as principais decisões encontradas. A metodologia foi baseada na revisão da literatura, com base na revisão bibliometrica de propósito descritivo e abordagem qualitativa, a coleta e análise dos dados foi utilizado trabalhos publicados nos anos pré e pós pandemia (2020-2023). Os resultados da pesquisa encontraram-se 315 publicações, sendo 300 do Google acadêmico e 14 do SciElo. Desse total, após a leitura dos títulos e resumos, 26 artigos foram considerados elegíveis para a leitura na íntegra, 19 artigos foram excluídos pelos seguintes motivos: inadimplência em escolas públicas e privadas (n = 4), inadimplência em escolas técnicas (n = 3), estudo de revisão (n = 2) estudo de análise (n= 2), estudo duplicado (n=2) e artigos que não atenderam a pergunta norteadora (n = 00). Dessa forma, 6 artigos foram incluídos para a análise qualitativa. Por fim, as principais dificuldades encontradas e as soluções adotadas pelas empresas; cita-se como dificuldade o fato de as instituições privadas dependerem das mensalidades para manterem-se ativas foi determinante para a retomada imediata das aulas no formato remoto, impactos financeiros e operacionais negativos gerados pela pandemia em todos os setores alcançou a área educacional. E como decisões encontradas, as empresas com bons resultados durante a pandemia de covid-19 estavam associadas com a posição estratégica da companhia no mercado e que o planejamento estratégico desenvolvida melhora as propostas de ações para o aprimoramento da gestão da propensão à evasão das instituições.
Abstract: With the increase in global competition, companies strive to consolidate themselves in the market through a variety of products and competitors. To achieve this, they must remain competitive. However, the world has experienced a critical moment resulting from the Covid pandemic. 19 which occurred quickly, generated na economic, political and social crisis, requiring urgent solutions. Thus, the guiding question of this research arose: Was there an increase in defaults in educational services in the pre- and post-pandemic period? As a general objective, we seek to analyze the rate of default in educational services. And as specific objectives, address the main difficulties and the solutions adopted; describe the research results in the correlated pre- and post-pandemic period between 2020-2023; and list the main decisions concluded. The research methodology based on literature review, based on bibliometric review with a descriptive purpose and qualitative approach, data collection and analysis used works published in the pre- and post-pandemic years (2020-2023). The search results found 315 publications, 300 from Google Scholar and 14 from SciElo. Of this total, after reading the titles and abstracts, 26 articles were considered eligible for reading in full, 19 articles were excluded for the following reasons: default in public and private schools (n = 4), default in technical schools (n = 3 ). ), review study (n = 2), analysis study (n = 2), duplicate study (n = 2) and articles that did not answer the guiding question (n = 00). Therefore, 6 articles were included for qualitative analysis. Finally, the main difficulties and solutions adopted by companies; One difficulty cited is the fact that private institutions depend on monthly fees to remain active, which was decisive for the immediate resumption of classes in a remote format, negative financial and operational impacts generated by the pandemic in all sectors reached in the educational area. And as for decisions, companies with good results during the covid-19 pandemic were associated with the company's strategic position in the market and that the strategic planning developed improved the proposals for actions to improve the management of institutions' propensity to evade.
Palavras-chave: Inadimplência (Finanças) – Serviços educacionais
Escolas
Administração financeira
Sistema educacional
Default (Finance) – Educational Services
Schools
Financial management
Educational system
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: SILVA, Allana Cristiane Nery da Penha. Gestão da inadimplência nos serviços educacionais: uma análise da literatura acerca do período pré e pós pandemia. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15553
Data do documento: 21-nov-2023
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