00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15532
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reatividade de dois corretivos de acidez em um solo de textura média
Autor(es): Silva, Marcos César Ferreira da
Primeiro Orientador: Oliveira, Mauro Wagner de
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Jair Tenorio
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Dalmo de Freitas
Resumo: Para que as culturas tenham boa produtividade é necessário adotar práticas agrícolas, que assegurem o suprimento adequados de água e nutrientes, e neutralizem elementos tóxicos do solo, especialmente o alumínio trocável, tanto da camada arável quanto da subsuperfície. Uma destas práticas agrícolas usualmente empregadas tanto nas pequenas, quanto nas médias e grandes propriedades rurais é a correção da acidez do solo, que visa, além de neutralizar o alumínio trocável, fornecer cálcio e magnésio para as plantas. Diversos materiais têm sido usados como corretivos da acidez de solos, tendo como componentes neutralizantes, carbonatos, óxidos, hidróxidos ou silicatos. No presente trabalho, foi avaliada a reatividade de dois corretivos de acidez em um solo de textura média, com elevada saturação por alumínio: 72,96 %. Os corretivos utilizados foram uma escória de siderurgia (silicato de cálcio), e um calcário dolomítico, aplicados em doses equivalentes a uma, uma e meia, duas vezes, e duas e meia vezes a quantidade predita analiticamente, para elevar a saturação por bases para 60%, usando o acetato de cálcio com extrator do H+ + Al3+. Constou também do estudo um tratamento testemunha, que não recebeu corretivo de acidez. O método utilizado para avaliar a reatividade dos dois corretivos foi a incubação do solo. O delineamento utilizado foi o de blocos, com seis repetições por dose de corretivo. As unidades experimentais foram sacos plásticos com 3,0 kg de solo. Após a mistura dos corretivos ao solo, nas doses correspondentes a cada tratamento, estes foram transferidos para os sacos plásticos e incubados, a 70% da capacidade máxima de retenção de água, por noventa dias. Findo o período de incubação o solo foi analisado quanto ao pH em CaCl2, pH em H2O, alumínio trocável (Al+3), e saturação por bases (V %). A escória de siderurgia e o calcário dolomítico tiveram a mesma eficiência para neutralizar o alumínio e elevar a saturação por bases. O pH em CaCl2 e pH em H2O tiveram alta correlação, sendo que em média o pH em H2O foi 0,50 unidade maior que o pH em CaCl2. A equação para relacionar o pH em CaCl2 com o pH em H2O foi Y= 1,0273 x + 0,4716, com R2 = 0,9730. A completa neutralização do Al+3 ocorreu quando o pH do solo foi elevado para 5,03 (pH em CaCl2) ou pH 5,50 (pH em H2O). A extração do H+ + Al3+ com o acetato de cálcio resultou em subestimativa da capacidade de troca catiônica a pH 7,0 (CTC T), e consequentemente da dose do corretivo a ser aplicado. Em média houve necessidade de dobrar a quantidade de corretivo predita analiticamente, para alcançar a saturação por base desejada. A equação para relacionar a saturação por bases com as doses do corretivo, em equivalentes a CaCO3, foi Y= 9,1476x + 3,8439, com R2 de 0,9449. Palavra-chave: Sistemas de produção, calagem, toxidez do alumínio, doses de corretivo.
Abstract: não tem!
Palavras-chave: Sistemas de produção
calagem
toxidez do alumínio
doses de corretivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia - Bacharelado
Citação: SILVA, Marcos César Ferreira da. Reatividade de dois corretivos de acidez em um solo de textura média. 2023. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15532
Data do documento: 3-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reatividade de dois corretivos de acidez em um solo de textura média - atualizado.pdf374.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.