Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15530
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem baseada em projetos: framework para a formação de grupos de alta performance |
Autor(es): | Santos Filho, Evandro Coelho dos |
Primeiro Orientador: | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nunes, Andrea Karla Ferreira |
Resumo: | A aprendizagem baseada em projetos (ABP) promove o protagonismo em grupos e é alvo de estudo na literatura científica. Na educação, a ABP desenvolve competências como criatividade e pensamento crítico, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular e fomentando a inovação. A formação de grupos na ABP requer atenção, pois agrupar alunos não garante resultados automaticamente desejados. Como, segundo a literatura, a organização dos alunos pode influenciar o sucesso da atividade, neste estudo busca-se propor uma ferramenta de autoria como alternativa prática para formação de grupos de alta performance na ABP. No presente trabalho, alta performance na ABP envolve o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e criatividade via investigação científica e interação. Isso exige considerar o contexto da ABP, os professores e os alunos. Por isso, o foco deste estudo é nos professores, explorando como podem aproveitar as características individuais dos alunos, metodologias ágeis de gerenciamento de projetos e contexto educacional para formar grupos de alta performance, caracterizados pela colaboração coordenada, com distribuição de papéis e engajamento dos alunos. O propósito é criar um framework na forma de um Guia Didático, destinado a auxiliar os professores na constituição de grupos de alta performance na ABP. Para atingir esse objetivo, a metodologia escolhida é a Design Science Research (DSR), uma vez que o objetivo central deste estudo é desenvolver um artefato. Para a análise qualitativa, foi utilizado o software Iramuteq. Com os resultados encontrados foi possível a conclusão de que o framework proposto se mostrou funcional para o contexto, além de destacarem as metodologias ágeis como abordagem útil para acompanhamento dos grupos, podendo interferir positivamente no processo de desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à comunicação e criatividade através da ACBP. Este estudo apresenta contribuições significativas tanto para o campo científico quanto para a educação. A pesquisa aborda a aplicação da ACBP, focando na formação de grupos, e oferece insights valiosos sobre estratégias eficazes para auxiliar os professores nesse processo. Ao explorar metodologias e abordagens inovadoras, o estudo enriquece o conhecimento acadêmico sobre práticas educacionais colaborativas e fornece diretrizes práticas para os educadores, promovendo um ambiente de aprendizagem mais engajador e eficaz. |
Abstract: | Project-based learning (ABP) promotes protagonism in groups and is the subject of study in scientific literature. In education, ABP develops skills such as creativity and critical thinking, aligning itself with BNCC and fostering innovation. The formation of groups in ABP requires attention, as grouping students does not automatically guarantee desired results. According to the literature, the way students are organized can influence the success of the activity, therefore, this study seeks to propose an authoring tool as a practical alternative for forming high-performance groups for ABP. In the present work, high performance in ACBP involves student protagonism and the development of communication and creativity skills via scientific investigation and interaction; This requires considering the ABP context, teachers and students. Therefore, the focus of this study is on teachers, exploring how they can take advantage of students' individual characteristics, agile project management methodologies and educational context to form high-performance groups, characterized by coordinated collaboration, with role distribution and student engagement. . The purpose is to create a framework in the form of a Teaching Guide, designed to assist teachers in establishing highperformance groups at ABP. To achieve this objective, the chosen methodology is DSR, since the central objective of this study is to develop an artifact. For qualitative analysis, the Iramuteq software was used. With the results found, it is possible to conclude that the proposed framework proved to be functional for the context, in addition to highlighting agile methodologies as a useful approach for monitoring groups, which can positively interfere in the process of developing skills and abilities linked to communication and creativity. through ABP. |
Palavras-chave: | Educação Processo de ensino-aprendizagem Técnicas de ensino-aprendizagem Constituição de grupos de estudos Education Teaching-learning process Teaching-learning techniques Constitution of study groups |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS FILHO, Evandro Coelho dos. Aprendizagem baseada em projetos: framework para a formação de grupos de alta performance. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15530 |
Data do documento: | 23-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem baseada em projetos_framework para a formação de grupos de alta performance.pdf | 2.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.