00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cantalice, Juliana Donato de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951056442406718pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Layane Nascimento de-
dc.contributor.referee2Mazzini Júnior, Edu Grieco-
dc.creatorMartins, Everton Santos-
dc.date.accessioned2025-02-20T16:16:32Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-20T16:16:32Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.identifier.citationMARTINS, Everton Santos. O design de serviço como recurso de estratégia e vantagem competitiva no setor imobiliário. 2025. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15516-
dc.description.abstractHaving great prominence in the Brazilian economy, the real estate market exerts influence on the country's economic development. Given its importance in this context, the adoption of approaches that promote dynamism and authenticity becomes essential. However, this market is not immune to changes and challenges. The evolution of consumer demands, transformations in urban dynamics, and economic fluctuations have required real estate companies to constantly adapt and seek competitive differentiation. The purpose of this work was to discuss the possibilities of design contribution to the improvement of services, user experience, and positioning of a real estate agency operating in Maceió – Alagoas. The research was structured based on Service Design, following the methods to identify and classify demands in the services offered in the real estate industry. For this purpose, bibliographic data collection was carried out to delve deeper into the explored theme, and for the execution of the project, the Double Diamond Methodology proposed by the Design Council was used, whose approach is centered on user experience. Through the analysis of current concepts and practices in the real estate sector, this study identified opportunities to enhance service delivery and strengthen customer relationships. By exploring various service design strategies and tools, it was possible to envision ways to elevate the standard of service and promote innovation. Through the analysis of service design concepts and methodological tools, significant opportunities for improvement and innovation in the real estate sector were identified. In conclusion, it is important to adopt a customer-centered approach, and customer experience should be seen as an essential competitive advantage; companies can adapt to market changes by identifying opportunities for innovation and continuous improvementpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Design - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign de serviçopt_BR
dc.subjectMercado imobiliáriopt_BR
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.subjectDesign estratégicopt_BR
dc.subjectService designpt_BR
dc.subjectReal estate marketpt_BR
dc.subjectDesign managementpt_BR
dc.subjectStrategic designpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleO design de serviço como recurso de estratégia e vantagem competitiva no setor imobiliáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoPossuindo grande destaque na economia brasileira, o mercado imobiliário possui influência no desenvolvimento econômico do país. Dada a sua importância nesse contexto, torna-se essencial a adoção de abordagens que promovam dinamismo e autenticidade. No entanto, esse mercado não está imune às mudanças e desafios. A evolução das demandas dos consumidores, as transformações nas dinâmicas urbanas e as oscilações econômicas têm exigido das empresas imobiliárias uma constante adaptação e busca por diferenciação competitiva. O intuito deste trabalho foi discutir as possibilidades de contribuição do design na melhoria dos serviços, experiência do usuário e posicionamento de uma imobiliária atuante em Maceió – Alagoas. A pesquisa foi estruturada tendo como base o Design de Serviços, seguindo os métodos, visando identificar e classificar as demandas nos serviços ofertados no comércio imobiliário. Para tal foi realizado o levantamento de dados bibliográficos com a finalidade de se aprofundar mais sobre a temática explorada e para condução do projeto executivo foi utilizada a Metodologia do Duplo Diamante proposta pelo Design Council, cuja abordagem é centrada na experiência do usuário. Através da análise de conceito e práticas atuais do setor imobiliário, este estudo identificou oportunidades para aprimorar o atendimento e fortalecer o relacionamento com os clientes. Ao explorar diversas estratégias e ferramentas do design de serviços, foi possível vislumbrar formas de elevar o padrão de atendimento e promover a inovação no serviço. A partir da análise de conceitos e ferramentas metodológicas do design de serviços foram identificadas oportunidades significativas de melhoria e inovação no setor imobiliário. Ao final do estudo pode-se concluir que é importante adotar uma abordagem centrada no cliente e que a experiência do cliente deve ser vista como um diferencial competitivo essencial, as empresas podem se adaptar às mudanças do mercado, identificando oportunidades de inovação e aprimoramento contínuo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O design de serviço como recurso de estratégia e vantagem competitiva no setor imobiliário.pdf5.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.