00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15493
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel do lúdico no ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA)
Autor(es): Oliveira, Matheus Augusto Lima Cassimiro de
Primeiro Orientador: Souza, Laura Cristiane de
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Monique Gabriela Ângelo da
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem inovadora para o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na aplicação prática e na interatividade. A EJA é uma modalidade de ensino que visa à educação de pessoas que não tiveram a oportunidade de se escolarizar no período adequado ou que não puderam continuar seus estudos por diversos motivos. Este estudo relata a implementação de uma aula na Escola Municipal Governador Lamenha Filho, em Murici-Al, para alunos do 8º ano do ensino fundamental da modalidade EJA. A aula teve como tema “Show da Química - Transformações químicas e físicas” e envolveu a realização de três experimentos práticos: “Serpente de faraó”, “Encher balão sem soprar” e “Interação água e óleo”. Esses experimentos permitiram aos alunos visualizar e experimentar os conceitos discutidos em sala de aula. Além dos experimentos, foram utilizados dois jogos lúdicos: “O Jogo da Memória dos Fenômenos” e “Complete Aqui”. Esses jogos foram projetados para instigar o lúdico nos alunos, servindo como uma alternativa para aumentar a motivação e atratividade dos estudantes da EJA. Os resultados obtidos indicam que a aplicação dessas estratégias teve impactos positivos na compreensão conceitual dos alunos em relação às transformações químicas e físicas. Através da realização de atividades práticas e interativas, os alunos puderam visualizar e experimentar os conceitos discutidos em sala de aula. Isso resultou em uma compreensão mais profunda dos temas abordados. Este trabalho destaca a importância de utilizar metodologias de ensino diferenciadas na EJA. Através da aplicação prática e da interatividade, é possível melhorar a compreensão dos alunos sobre os conceitos discutidos em sala de aula. Além disso, o uso de atividades que instiguem o lúdico pode servir como uma alternativa eficaz para aumentar a motivação e atratividade dos estudantes.
Abstract: This work presents an innovative approach to teaching Science in Youth and Adult Education (EJA), focusing on practical application and interactivity. EJA is a teaching modality aimed at educating people who did not have the opportunity to attend school at the appropriate time or who could not continue their studies for various reasons. This study reports the implementation of a class at the Municipal School Governor Lamenha Filho, in Murici-Al, for 8th grade students of the EJA modality. The class was themed “Chemistry Show - Chemical and Physical Transformations” and involved conducting three practical experiments: “Pharaoh’s Snake”, “Inflate Balloon Without Blowing”, and “Water and Oil Interaction”. These experiments allowed students to visualize and experience the concepts discussed in the classroom. In addition to the experiments, two playful games were used: “The Memory Game of Phenomena” and “Complete Here”. These games were designed to instigate playfulness in students, serving as an alternative to increase the motivation and attractiveness of EJA students. The results obtained indicate that the application of these strategies had positive impacts on the conceptual understanding of students regarding chemical and physical transformations. Through the realization of practical and interactive activities, students were able to visualize and experience the concepts discussed in the classroom. This resulted in a deeper understanding of the topics covered. This work highlights the importance of using differentiated teaching methodologies in EJA. Through practical application and interactivity, it is possible to improve students’ understanding of the concepts discussed in the classroom. In addition, the use of activities that instigate playfulness can serve as an effective alternative to increase student motivation and attractiveness.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Química
Experimentos práticos
Jogos lúdicos
Compreensão conceitual
Youth and Adult Education
Chemistry teaching
Practical experiments
Playful games
Conceptual understanding.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química- Licenciatura
Citação: OLIVEIRA, Matheus Augusto Lima Cassimiro de. O papel do lúdico no ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA). 2025. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15493
Data do documento: 22-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel do lúdico no ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA).pdf2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.