00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - FAMED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15489
Tipo: Especialização
Título: Estágio de vivência no SUS de Alagoas: contribuição para a formação do profissional da saúde
Autor(es): Torres, Quitéria Silva do Nascimento
Primeiro Orientador: Cavalcanti, Sônia Maria Souza
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos da Saúde definem que a formação deve ser orientada pelo Sistema de Saúde vigente, dentro da realidade da população, para uma atuação com qualidade e resolutividade no SUS. Uma das maneiras de colaborar para isso é proporcionar ao estudante experiências na realidade do SUS de seus usuários. Procurou-se investigar a contribuição de Estágio de vivência no SUS de Alagoas para a formação, de acordo com as Diretrizes Curriculares. A Vivência foi desenvolvida pelo Núcleo de Saúde Pública da UFAL, em parceria com instâncias do SUS de Alagoas e Ministério da Saúde, em fevereiro e março de 2007, tendo a participação de 36 estudantes distribuídos, nos cursos de enfermagem, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e ciências da computação. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, por meio da técnica de análise do conteúdo. As categorias emergentes deste estudo foram: Percepção sobre qualidade do atendimento e atitudes dos profissionais do serviço; Interação com os profissionais em atividades individuais e em equipe; Interação com a comunidade; Conhecimento sobre os serviços ofertados, funcionamento, organização e gestão do SUS; Conhecimento sobre a realidade social, econômica, cultural e de saúde da população e Conhecimento e reconhecimento da importância da articulação intersetorial. Os resultados indicam a contribuição de experiências dessa natureza para a formação de acordo, com as diretrizes curriculares, sendo necessário fortalecer a articulação das instituições de ensino e do serviço, criando-se ações efetivas nos campos da formação, atenção, gestão e controle social, que produzam impacto no atendimento das necessidades da população.
Abstract: The Guidelines for National Curriculum Courses for Health, define that training should be guided by the effective Health System, within the reality of the population, for the performance of the SUS to have quality and resolve. One of the ways to assist this is to give students experience in the reality the SUS in respect to its users. The study seeks to investigate the contribution of Stage of Experience in the SUS of Alagoas for training in accordance with the curriculum guidelines. The Experience was performed by the Department of Public Health UFAL, in partnership with bodies of the SUS of Alagoas and the Ministry of Health in February and March 2007, with the participation of 36 students distributed amongst courses of nursing, medicine, nutrition, dentistry, psychology, social work and computer science. A qualitative research methodology was used, through the method of content analysis. The categories emerging from this study were: Perception of the quality of care and Professional behaviour in the services; Interaction with professionals in individual and team activities; Interaction with the community; Knowledge about the services offered, the functioning, organization and administration of the SUS; Knowledge of the social reality, economic, cultural and health of the population and Knowledge and recognition of the importance of intersectorial articulation. The results indicate that such experiences for training in accordance with the curriculum guidelines have a contribution but it is necessary to strengthen the articulation between educational and service institutions, creating effective actions in the fields of education, care, management and social control of health which impact on the care needs of the population.
Palavras-chave: Ensino superior
Estudantes - Áreas da saúde
Estudantes - Formação
Formação em saúde
Integração ensino-serviço
Higher education
Students - Health Areas
Students - Training
Health training
Teaching-service integration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde
Citação: TORRES, Quitéria Silva do Nascimento. Estágio de vivência no SUS de Alagoas: contribuição para a formação do profissional da saúde. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do trabalho e da Educação em Saúde) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15489
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estágio de vivência no SUS de Alagoas contribuição para a formação do profissional da saúde.pdf226.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.