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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15452
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação docente e residência pedagógica: reflexões sobre usos das tecnologias digitais e práticas de letramentos durante a pandemia da Covid-19 |
Autor(es): | Araújo, Elisane Barbosa de |
Primeiro Orientador: | Gomes, Yana Liss Soares |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Adriana Cavalcanti dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Meniconi, Flávia Colen |
Resumo: | Este estudo encontra-se vinculado ao projeto “Tecnologias digitais, crenças e ensino: reflexões sobre formação continuada de professores/alfabetizadores do Programa Residência Pedagógica”. O objetivo da pesquisa foi analisar as percepções de professores (preceptores) e residentes do subprojeto da área de Alfabetização vinculado ao Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), edição 2020-2022, em relação ao ensino remoto, às práticas de letramentos e aos usos das tecnologias digitais durante a pandemia da Covid-19. A fundamentação teórica desta pesquisa encontra-se alicerçada nos estudos de Soares (1985; 2001; 2003; 2004a; 2004b), Marinho (2010), Souza, Meniconi e Gomes (2022), Colello (2021), Gatti e Barreto (2009), Coscarelli (2016), Ribeiro (2021), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (Yin, 2016), que se insere na área da Educação, na interface com a Linguística Aplicada voltada para formação de professores, e que se utiliza dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários, análise documental e entrevistas. A partir dos dados deste estudo foi possível identificar vários desafios relativos ao ensino remoto, tais quais: dificuldade de acesso à internet de qualidade e falta de posse dos recursos tecnológicos e de domínio em relação aos usos das tecnologias digitais. Essas dificuldades impactaram o desenvolvimento dos estágios dos residentes e o trabalho pedagógico dos preceptores do PRP/UFAL, considerando as limitações das práticas de letramentos e do processo de alfabetização em contexto digital. Nas atividades de ensino não presenciais, a mediação pedagógica foi, de algum modo, comprometida, seja por conta dos problemas de conexão de internet, seja pela falta de contato direto com as crianças ou pela dificuldade delas permanecerem frente às telas durante as atividades síncronas. Da análise e discussão dos dados, compreende-se que as tecnologias digitais e o uso da internet foram relevantes para a realização das atividades de ensino não presenciais, como também para a execução dos encontros formativos, das ações voltadas para a regência escolar e para a intervenção pedagógica no âmbito do PRP. Entretanto, as tecnologias digitais por si só não substituem a relevância da mediação do professor nas práticas de leitura e de escrita dos seus alunos. As experiências de estágios durante o ensino remoto emergencial evidenciaram assim a importância do processo interacional presencial e da mediação do professor nas práticas de letramentos e na aprendizagem da língua escrita. Por outro lado, reforça-se a importância do Programa Residência Pedagógica no processo formativo de residentes e preceptores, tendo vista proporcionar o diálogo entre a formação inicial e a formação continuada, ao passo que as experiências de estágios partem da relação entre o conhecimento teórico produzido na universidade e a prática pedagógica vivenciada no “chão” das escolas, no cotidiano da sala de aula. |
Abstract: | This study is linked to the project “Digital technologies, beliefs and teaching: reflections on the continued training of teachers/literacy teachers in the Pedagogical Residency Program”. The objective of the research was to analyze the perceptions of teachers (preceptors) and residents of the Literacy area subproject linked to the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Federal University of Alagoas (UFAL), 2020-2022 edition, in relation to remote teaching, at literacy practices and the uses of digital technologies during the Covid-19 pandemic. The theoretical foundation of this research is based on studies by Soares (1985, 2001, 2003, 2004a, 2004b), Marinho (2010), Souza, Meniconi and Gomes (2022), Colello (2021), Gatti and Barreto (2009), Coscarelli (2016) and Ribeiro (2021), among others. This is qualitative research (Yin, 2016) that is part of the area of Education at the interface with Applied Linguistics aimed at teacher training and that uses the following data collection instruments: questionnaires, document analysis and interviews. Based on the data from this study, it was possible to identify several challenges related to remote teaching, such as: difficulty accessing quality internet, lack of possession of technological resources and lack of control over the uses of digital technologies. These difficulties impacted the development of resident internships and the pedagogical work of PRP/UFAL preceptors, considering the limitations of literacy practices and the literacy process in a digital context. In non-face-to-face teaching activities, pedagogical mediation was somehow compromised, whether due to internet connection problems, the lack of direct contact with the children or the difficulty for them to remain in front of the screens during synchronous activities. From the analysis and discussion of the data, it is understood that digital technologies and the use of the internet were relevant for carrying out non-face-to-face teaching activities, as well as for the execution of training meetings, actions aimed at school management and pedagogical intervention within the scope of the PRP. However, digital technologies alone do not replace the relevance of teacher mediation in their students' reading and writing practices. Internship experiences during emergency remote teaching thus highlighted the importance of the face-to-face interactional process and teacher mediation in literacy practices and written language learning. On the other hand, the importance of the Pedagogical Residency Program in the training process of residents and preceptors is reinforced, with the aim of providing dialogue between initial training and continued training, while internship experiences are based on the relationship between theoretical knowledge produced in the university and the pedagogical practice experienced on the “floor” of schools, in the daily classroom. |
Palavras-chave: | Ensino remoto Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica Estágio Tecnologia digital Formação de professores Remote teaching Pedagogical Residency Program Internship Digital technologies Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ARAÚJO, Elisane Barbosa de. Formação docente e residência pedagógica: reflexões sobre usos das tecnologias digitais e práticas de letramentos durante a pandemia da Covid-19. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15452 |
Data do documento: | 25-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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