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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15427
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise comparativa da implantação de um sistema VLT x BRT em trecho da cidade de Maceió |
Título(s) alternativo(s): | Comparative analysis of the implementation of a VLT x BRT system in a section of the city of Maceió |
Autor(es): | Cavalcante, Fernando Miguel Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Silva, Alexandre Lima Marques da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mendes, Olga Beatriz Barbosa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Espindola, Aline Calheiros |
Resumo: | O transporte público coletivo é um assunto de permanente importância para a sociedade, uma vez que que visa propiciar locomoção de qualidade a preços acessíveis à população, e é capaz de melhorar a utilização do espaço viário. Os principais modos de transporte que causam a redução do uso do espaço viário são os de alta e média capacidade. Os modos de média capacidade são uma alternativa para o alto investimento necessário na implantação dos de alta capacidade. O BRT (Bus Rapid Transit) e o VLT (Veículo Leve sob Trilhos), são tecnologias amplamente utilizadas pelo mundo e que oferecem boa capacidade de transporte de passageiros/hora. Na cidade de Maceió, faixas exclusivas para ônibus foram adotadas para melhoria do transporte público, mas ainda há espaço para evoluir na qualidade e na eficiência da operação deste serviço. Este estudo descreve as tecnologias BRT e VLT e propõe a análise de qual dentre elas seria a mais adequada à ser implantada na zona central do eixo viário que liga a Praça Centenário ao Aeroporto Zumbi dos Palmares. Para realizar esta análise comparativa foi utilizada uma metodologia que começa com a realização de revisão bibliográfica sobre os sistemas BRT e VLT, seguida por uma caracterização do trecho abordado no trabalho, focando em pontos como viadutos, largura disponível para as implantações, obras em andamento no trecho e desnível dele. Também foram obtidos dados em parceria com órgãos e gestores públicos que trabalham com a mobilidade da cidade, visando caracterizar a necessidade do sistema de transporte público atual e da mobilidade da cidade. Por fim, este trabalho apresenta uma comparação através das vantagens e desvantagens que cada sistema tem em relação ao outro e observa como ambos se inserem no trecho abordado, concluindo que o BRT seria o mais adequado para a via. |
Abstract: | Public collective transportation is a matter of permanent relevance for society, as it aims to provide quality mobility at affordable prices to the population and is capable of improving the use of road space. The main modes of transportation that reduce the use of road space are those of high and medium capacity. Medium-capacity modes are an alternative to the high investment required in the implementation of high capacity modes. Bus Rapid Transit (BRT) and Light Rail Transit (LRT) are widely used technologies around the world that offer good passenger transportation capacity per hour. In the city of Maceió, exclusive bus lanes have been adopted to improve public transportation, but there is still room to improve the quality and efficiency of this service. This study describes BRT and LRT technologies and proposes an analysis of which of them would be most suitable to be implemented in the central zone of the road axis that connects Centenário Square to Zumbi dos Palmares Airport. To perform this comparative analysis, a methodology was used that begins with a comprehensive literature review of BRT and LRT systems, followed by a characterization of the section addressed in the work, focusing on points such as viaducts, available width for implementations, ongoing works in the section, and its unevenness. Were also obtained data in partnership with public agencies and managers working with the city's mobility, aiming to characterize the needs for the current public transportation system and the city's mobility. Finally, this work presents a comparison through the advantages and disadvantages that each system has in relation to the other and observes how both fit into the section addressed, concluding that BRT would be the most suitable for the route. |
Palavras-chave: | Mobilidade urbana Ônibus de Trânsito Rápido Veículo Leve sob Trilhos Transporte público Urban mobility Bus Rapid Transit Light Rail Vehicle Public transport |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Engenharia Civil - Bacharelado |
Citação: | CAVALCANTE, Fernando Miguel Rodrigues. Análise comparativa da implantação de um sistema VLT x BRT em trecho da cidade de Maceió. 2025. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15427 |
Data do documento: | 1-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC |
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