00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15424
Tipo: Dissertação
Título: O planejamento em saúde e a integração ensino e serviço
Título(s) alternativo(s): Health planning and the integration of teaching and service
Autor(es): Lourenço, Manuela do Nascimento
Primeiro Orientador: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Tavares, Carlos Henrique Falcão
metadata.dc.contributor.referee2: Taveira, Maria das Graças Monte Mello
Resumo: Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Programa de PósGraduação e Ensino na Saúde (PPES) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é composto pelas seguintes seções: apresentação geral do TACC, artigo baseado na pesquisa intitulada 'O PLANEJAMENTO EM SAÚDE E A INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO', produto educacional, considerações finais do TACC e, por fim, os apêndices e anexos. Na apresentação geral do trabalho, são delineadas as motivações pessoais que levaram à realização da pesquisa. O artigo apresenta, de forma ampla e detalhada, o desenvolvimento da pesquisa, que teve como objetivo geral compreender como as ações de planejamento em saúde utilizadas para a construção do Plano Municipal de Saúde em Arapiraca-AL contribuem para a integração entre ensino e serviço. A pesquisa foi realizada em 2022 com preceptores da atenção básica, que também são servidores municipais e participaram da oficina do Plano Municipal de Saúde 2022-2025. Para a produção de informações, foi utilizada a técnica da Roda de Conversa. As informações foram analisadas tendo como base metodológica as práticas discursivas, a produção de sentidos e a análise dos repertórios linguísticos, resultando em três conjuntos de sentidos: o planejamento em saúde nos tempos de pandemia, os sentidos do planejamento em saúde e o ensino do planejamento em saúde como uma possibilidade de repensar a prática em saúde. Como resultado, foi criada uma ferramenta descomplicada para o planejamento no território. O estudo busca contribuir para um planejamento em saúde direcionado à integração entre ensino e serviço, com o intuito de fortalecer um SUS mais robusto e resolutivo.
Abstract: This Academic Course Completion Work (TACC) of the Postgraduate and Teaching Program in Health (PPES) belonging to the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas consists of the following sections: general presentation of the TACC; article based on research entitled “HEALTH PLANNING AND THE INTEGRATION OF TEACHING AND SERVICE”; educational product; TACC final considerations; and, finally, the appendices and annexes. The general presentation of the work outlines the personal motivations that led to carrying out the research. The article presents, in an expanded and detailed way, the development of the research whose general objective was to understand how the health planning actions used to construct the Municipal Health Plan in Arapiraca-AL contribute to the integration of teaching and service. The research was carried out in 2022 with primary care preceptors, who are also municipal employees and who participated in the Municipal Health Plan 2022-2025 workshop and, to produce information, the Conversation Circle technique was used. The information was analyzed using, as a methodological contribution, discursive practices and production of meanings and analysis of linguistic repertoires, producing three sets of meanings as results: health planning in times of pandemic, the meanings of health planning and the teaching of planning in health as a possibility of rethinking health practice. As a product, an uncomplicated tool for planning in the territory was created. The study seeks to contribute to health planning oriented towards the integration between teaching and service, with the aim of building a stronger and more resolute SUS.
Palavras-chave: Planejamento em saúde
Serviços de integração docente assistencial
Preceptoria
Health planning
Teaching assistant integration
Preceptorship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: LOURENÇO, Manuela do Nascimento. O planejamento em saúde e a integração ensino e serviço. 2025. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15424
Data do documento: 27-jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O planejamento em saúde e a integração ensino e serviço.pdf586.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.