Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15423
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metodologias ativas: foco em textos fílmicos e quadrinhos como recurso didático no ensino-aprendizagem em química |
Autor(es): | Silva, Kerven Willian Oliveira da |
Primeiro Orientador: | Barros, Maria Ester de Sá Barreto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Monique Gabriella Ângelo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Júlio Cosme Santos da |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma proposta de sequência didática pensada e projetada durante o cenário pandêmico em relação à educação, também sendo possível a adaptação ao ensino presencial. Inicialmente, serão apresentadas breves revisões bibliográficas sobre as funções, aplicações e aproveitamentos do cinema, dos quadrinhos e gamificação com o objetivo de justificar e esclarecer a aplicação de tais ferramentas. Também será falado sobre sequência didática, sua função e importância durante o planejamento de aulas e conteúdos escolares, e, em seguida, uma breve explicação acerca de metodologias ativas. Estas revisões embasam a proposta de sequência didática constituída com base no modelo de Tortelli, usando como referência o conteúdo de radioatividade na disciplina de Química no ensino médio, porém, que também poderá ser adaptada a outros conteúdos. O processo de introdução, desenvolvimento, explicação e fixação dos conteúdos do assunto é organizado de forma sistemática e clara utilizando as ferramentas didáticas citadas acima. Esta proposta atende algumas competências e habilidades da BNCC que serão apresentadas também nas considerações finais e foi desenvolvida para dar suporte na criação de aulas diferentes das que vemos no ensino obsoleto contemporâneo. Sua aplicação em sala possibilita a aplicação de recursos audiovisuais existentes que, atualmente, moldam a forma como a sociedade funciona e vê o mundo na era digital. |
Abstract: | The present work consists of a proposal for a didactic sequence thought and designed during the pandemic scenario in relation to education, with adaptation to face-to-face teaching also being possible. Initially, brief bibliographical reviews will be presented on the functions, applications and uses of comics, cinema, and gamification with the aim of justify and explaining the application of such tools. It will be discussed about didactic sequence, its function and importance during the lesson planning and school content, and then a brief explanation of active methodologies. These reviews support the proposed didactic sequence constituted based on the Tortelli model, using as a reference the radioactivity content in the Chemistry subject in high school, however, can also be adapted to others contents. The process of introducing, developing, explaining and fixing the contents of the subject is organize in a systematic and clear way using the teaching tools already mentioned. This proposal meets some BNCC’s competencies and skills that will also be presented in the final considerations and was developed to support the creation of classes different from those we see in contemporary obsolete teaching. Its application in the classroom makes it possible to apply existing audiovisual resources that currently shape the way society works and sees the world in the digital age. |
Palavras-chave: | HQs Cinema Sequência Didática Ensino de Química Gamificação Comics Cinema Didactic Sequence Chemistry teaching Gamification |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química- Licenciatura |
Citação: | SILVA, Kerven Willian Oliveira da. Metodologias ativas: foco em textos fílmicos e quadrinhos como recurso didático no ensino-aprendizagem em química. 54 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15423 |
Data do documento: | 25-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Metodologias ativas foco em textos fílmicos e quadrinhos como recurso didático no ensino-aprendizagem em química.pdf | 2.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.